Terça-feira, 7 de Maio de 2024
Terça-feira, 7 de Maio de 2024

São João da Madeira sorteia 100 livros da Lusofonia por residentes e sócios da biblioteca

> Cem obras vão ser entregues a outros tantos sanjoanenses, nesta quinta-feira, 9 de novembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira.

A Câmara e a Junta de Freguesia de São João da Madeira vão quinta-feira oferecer 100 livros de autores lusófonos sorteados entre adultos residentes nesse concelho e a sócios menores de idade da Biblioteca Municipal.

Repetindo-se desde 2021 nesse território do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, o projeto “100 Livros, 100 Despertares” nasceu da iniciativa do presidente da autarquia local, Jorge Vultos Sequeira, que explicou que o seu objetivo era então assinalar o 60.º aniversario de Biblioteca Municipal Renato Araújo com uma ação que promovesse hábitos de leitura na comunidade.

Publicidade

Como a medida foi “muito bem acolhida”, passou a ter caráter anual e a adotar um tema específico em cada edição, de forma a “incentivar o acesso ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação”.

Em 2022, por exemplo, a temática comum aos 100 livros oferecidos foi o Desenvolvimento Sustentável, com o que Câmara e Junta pretendiam “despertar o interesse do cidadão pela importância do seu contributo ativo para a construção de um mundo melhor para as atuais e futuras gerações”.

Este ano, por sua vez, a seleção literária do sorteio foca-se na divulgação de autores de países lusófonos e pretende estimular o que o autarca socialista considera “uma reflexão crítica e informada sobre o mundo e a atualidade”, em especial no que se refere “à diversidade cultural e à importância da inclusão e integração de imigrantes”.

Jorge Vultos Sequeira acredita que a tolerância e a aceitação só se conseguem “se as pessoas conhecerem realmente outros contextos de vida” e defende que, “quando se está longe dessas realidades, são os livros que melhor permitem descobrir e apreender as genuínas experiências desses povos”.

Da lista de 100 livros a oferecer esta quinta-feira vão assim constar escritores consagrados e emergentes como Mia Couto e Paulina Chiziane (de Moçambique), José Eduardo Agualusa e Ondjaki (de Angola), Odete Semedo e Tony Tcheka (da Guiné-Bissau), Vera Duarte e Germano Almeida (de Cabo Verde), Lygia Fagundes Telles (do Brasil), Luís Cardoso (de Timor-Leste) e Olinda Beja (de São Tomé e Príncipe).

A entrega dos livros sorteados no âmbito da iniciativa “100 Livros, 100 Despertares” realiza-se esta sexta-feira, dia 9 de novembro, 18h30 na Biblioteca Municipal de São João da Madeira e prevê dois momentos: um para maiores de 18 anos, que distribuirá as obras sorteadas entre os nomes que constam da lista de eleitores recenseados no concelho; e outro para jovens com 17 anos ou menos, que oferecerá os livros sorteados a partir da lista de leitores ativos inscritos na Biblioteca Municipal Renato Araújo.

A aquisição das 100 obras foi suportada por Câmara e Junta de Freguesia, envolvendo apenas livros novos, numa despesa global na ordem dos 1.400 euros. “É dinheiro muito bem gasto”, garante Jorge Vultos Sequeira.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS