O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, não compareceu às duas últimas reuniões de executivo camarário, de 28 de setembro, e 12 de outubro, bem como na Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis de 25 de setembro. Na última reunião da Câmara Municipal, o presidente em exercício, Rui Luzes Cabral, justificou a falta de Joaquim Jorge por estar presente na Conferência Portugal Smart Cities, que decorreu em Lisboa, entre os dias 10 e 12 de outubro. Estas faltas foram registadas pela oposição social-democrata.
“Todos nós queremos ter uma cidade inteligente, mas registar que esta é a segunda reunião de Câmara consecutiva a que o senhor presidente falta e também faltou a uma assembleia municipal”, constatou Carla Rodrigues, líder da oposição no executivo camarário, na última reunião.
“Por muito importante que seja o congresso, o escrutínio e a presença nas reuniões da câmara municipal e assembleia municipal são muito importantes. São o garante do funcionamento da democracia em Oliveira de Azeméis, e registamos aqui que são faltas notadas. Notamos e deixamos aqui o registo que efetivamente que gostaríamos de confrontar o senhor presidente com os nossos problemas e as nossas dúvidas”, concluiu Carla Rodrigues.
Veja as declarações de Carla Rodrigues, em vídeo:
Em resposta, Rui Luzes Cabral, presidente da autarquia em exercício, sublinhou que desde que foi eleito, em 2017, Joaquim Jorge “faltou apenas a uma Assembleia Municipal e que esteve presente na esmagadora maioria dos atos públicos e de gestão da autarquia”, considerando assim muito cedo o registo de faltas por parte da oposição.
“Calhou neste período pós-verão acontecerem alguns eventos que não permitiram o presidente estar presente. Mas is não quer dizer que não esteja a acompanhar de perto, como sempre esteve, o que se passa a autarquia”, concluiu Rui Luzes Cabral.