Terça-feira, 16 de Julho de 2024
Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Programa Aconchego. Autarquia replica projeto social da câmara municipal do Porto

> Oliveira de Azeméis vai implementar programa que aloja estudantes universitários em casas de maiores de 60 anos.

O município de Oliveira de Azeméis irá celebrar um protocolo de cooperação com o Município do Porto para a implementação do programa Aconchego, que visa promover o alojamento de estudantes do ensino superior, em domicílios de pessoas com mais de 60 anos.

Criado em 2004 pela Câmara Municipal do Porto em parceria com a Federação Académica do Porto – FAP Social, a sua implementação tem-se revelado um sucesso e várias organizações da sociedade civil têm demonstrado interesse na sua replicação noutros concelhos e cidades do país. A autarquia oliveirense irá aproveitar o conhecimento e experiência destas entidades, e implementar o modelo de gestão que já estudado.

Publicidade

O programa Aconchego prevê que a pessoa com mais de 60 anos disponibilize um quarto no seu domicílio para um estudante do ensino superior e, em simultâneo, beneficie da companhia do estudante, numa perspetiva de vivência intergeracional de troca mútua sem carácter monetário.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, refere que “a replicação deste programa constitui um pequeno, mas, acreditamos, muito significativo passo no sentido de trabalharmos, em Oliveira de Azeméis, soluções de combate à solidão sentida por alguns séniores, constituindo, em simultâneo, uma opção de alojamento para alguns dos muitos estudantes do ensino superior que todos os anos escolhem o nosso território para prosseguir a sua formação superior”.

Inês Lamego, a vereadora com o pelouro da ação social, sublinhou eu reunião de executivo municipal os desafios que este novo programa poderá trazer, uma vez que a base de sucesso desta iniciativa será no encontro de encontros prefeitos entre quem acolhe, os idosos, e de quem é alojado, os estudantes.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS