Em agosto do ano passado o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis anunciou que iria desencadear inspeções a várias unidades industriais do concelho depois de a Quercus ter denunciado poluição no rio Caima, proveniente da ETAR de Ossela. Contudo, continuam a ser visíveis descargas intensas nos rios do concelho de Oliveira de Azeméis. O Azeméis.Net teve acesso a imagens datadas de terça-feira, dia 25 de janeiro de 2021, que mostram a poluição no rio que atravessa a freguesia de Macieira de Sarnes, Ribeiro do Pintor.
Questionada pelo Azeméis.Net sobre esta realidade, a presidente da Junta de Freguesia de Macieira de Sarnes, Florbela Silva, refere que “cenários destes acontecem com alguma frequência”, avançando também que o executivo da Junta de Freguesia “já denunciou por diversas vezes, mas sem sucesso”. Sobre este caso em si, Florbela Silva diz que o curso do rio é desde a parte norte da freguesia seguindo depois para Nogueira de Cravo e Pindelo.
A autarca revela ao nosso jornal que sempre que tem conhecimento destas situações, segue o procedimento recomendado, que contempla o aviso à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e aos organismos competentes, mas que invariavelmente nunca há um resultado destas denúncias devido à demora de todo o processo envolvido. “Já fizemos diversas denúncias de situações semelhantes a estas, já vimos também pelo rio manchas de óleo. Acontece que entre a nossa denúncia e a visita das autoridades ao local passa muito tempo. Chegam a demorar três semanas, e nessa altura já não há vestígios nenhuns”, argumenta Florbela Silva.