Pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro em formação na Suécia no âmbito do projeto Erasmus +

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA 101 “Europe, I want to Learn”, subordinado ao tema “Um ambiente saudável e inspirador para a aprendizagem”.

0

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro e de internacionalização,  e preocupado com o bem-estar e crescimento social e académico dos seus alunos, proporcionou aos professores Mário Matos e Vitor Amorim, às assistentes administrativas Ana Paula Correia e Maria Isabel Santos, e à assistente operacional Cláudia Almeida, a sua participação nesta mobilidade. Nesta mobilidade puderam contactar com elementos de países como a França, a Alemanha, a Áustria e uma outra escola portuguesa de Cinfães.

Publicidade

Foram sete dias de grandes momentos de partilha em formação, viagens entre escolas da Instituição FRIDA, novas experiências culturais (históricas, gastronómicas e sociais), aprendizagens adquiridas e muitas outras experiências que provocaram em todos mudanças e um crescimento que permitirá um melhor desempenho das suas funções.

Durante a semana, todo o grupo teve a oportunidade de conhecer a Escola FRIDA, uma instituição de educação muito focalizada no aluno: aqui dispõem de instalações fantásticas (salas de aula em diversas disposições – circular, quadrado, a pares; gabinetes para grupos de cinco alunos poderem conviver e estudar; salas de convívio bem equipadas e cantina de alta qualidade); apoio no âmbito da mentoria/tutoria promovido para pequenos grupos de alunos, ou mesmo individualizados, para ajudar na resolução de problemas académicos e sociofamiliares; e empreendedorismo escolar e System Theory (Systems Thinking, Collaboration, Digital Tools, Comunication at Frida, Joint Action, Purpose&Goals e Evaluation) . É de salientar a relação de confiança, quase familiar, que existe entre alunos e professores; a evidente vontade de estar na escola, o “partilhar é cuidar” (sharing is caring) dos alunos; a responsabilização dos alunos no seu processo de ensino, incentivando-os desde muito cedo a criarem regras de conduta e de trabalho importantes para a sua vida académica e que mais tarde irão ser importantes em contexto de trabalho; the Backpackers (mochileiro), que significa a escola “encher” a mochila de cada aluno com capacidades, valores e conhecimentos, úteis para o seu futuro; a dinâmica da escola em termos de atividades extracurriculares, com solicitações aos alunos para diversas atividades (intraescolares e a nível internacional) e que se realizam por ano de escolaridade e anualmente e o envolvimento dos pais nas questões da educação dos filhos.

Fazendo um balanço desta experiência, os participantes revelam que “foi efetivamente uma semana enriquecedora, tendo sido criados laços com colegas de outras nacionalidades, troca de aprendizagens e formas de estar no Ensino que poderão ser disseminadas”.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui