Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude durante dois dias no concelho de Oliveira de Azeméis

Este é um acontecimento único e histórico em todas as freguesias. Bispo do Porto volta a Oliveira de Azeméis para celebrar uma Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora de La Salette.
Publicidade

A cerca de 300 dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) o concelho de Oliveira de Azeméis receberá aquelas que são das primeiras grandes atividades de preparação para o evento único que se realiza no próximo ano de 2023 em Portugal, e que conta reunir mais de um milhão de jovens no país.

O mês de outubro fica marcado pela passagem dos símbolos da JMJ pela diocese do Porto, em especial no concelhos de Oliveira de Azeméis, seguindo depois para São João da Madeira. Da simbologia consta a Cruz peregrina, com 3,8 metros de altura, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, e confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo; e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, tendo sido introduzido ainda pelo Papa São João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.

Publicidade

No dia 9 de outubro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude passam pela primeira vez pela na
Vigararia de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira. Com concentração marcada para as 14h30, junto da Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, pretende-se congregar toda a comunidade para acompanhar os símbolos em peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette (Oliveira de Azeméis), onde às 16h00, será celebrada uma Eucaristia, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, com as comunidades da Zona
Pastoral Sul da Diocese do Porto, que engloba as Vigararias de Espinho/Ovar, Santa Maria da Feira, Arouca/Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis/São João da Madeira.

Pelas 15h do dia 11 de outubro, os símbolos entram na Vigararia de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira para peregrinarem durante um dia pelas suas paróquias, vindos da Vigararia de Arouca/Vale de Cambra. Entre as 15h00 e as 17h00, percorrem as paróquias de Ossela, Macinhata da Seixa e Oliveira de Azeméis, estando previstas paragens nas escolas secundárias da cidade oliveirense e na Câmara Municipal. Depois seguem para a paróquia do Pinheiro da Bemposta (17h00-19h00), para uma procissão das velas entre a junta de freguesia e a Igreja Paroquial, marcando assim a passagem pelas paróquias do Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca. Por volta das 19h, as comunidades paroquiais de Ul e Loureiro reúnem-se na Capela de Nossa Senhora da Alumieira (Loureiro), para um momento de oração. Depois seguem para a Igreja Paroquial de São Martinho da Gândara, onde às 20h00 decorrerá uma Eucaristia de Ação de Graças. Segue-se a passagem dos símbolos pelas paróquias de Madaíl, Santiago de Riba-Ul e Cucujães, com uma caminhada com os símbolos que unirá as três igrejas, começando em Madaíl às 21h00, passando por Santiago de Riba-Ul (22h00) e terminando na Igreja de Cucujães por volta das 23h00. Para encerrar o dia, seguir-se-á uma vigília de oração na Igreja de Cucujães, para toda a Vigararia.

Publicidade

O dia 12 de outubro inicia-se às 8h00 na Paróquia de São Roque, com passagem pelo Centro de 3ª idade e pela Igreja Paroquial. Depois, até às 10h, os jovens levam os símbolos da JMJ às escolas de São Roque, Pindelo e Nogueira do Cravo. A meio da manhã (10h00), os símbolos têm encontro marcado na Escola Básica e Secundária de Fajões. Seguir-se-á um pequeno momento de adoração na Igreja Paroquial de Fajões antes de partirem para um novo momento na Igreja de Cesar. Por volta das 11h15, a Paróquia de Macieira de Sarnes recebe os símbolos, e irá levá-los a percorrer as ruas da sua paróquia, fazendo-os chegar aqueles que não podem sair de suas casas, terminando este percurso junto da Capela de Nossa Senhora do Livramento. A peregrinação dos Símbolos da JMJ pela nossa Vigararia termina na cidade de São João da Madeira, onde estarão junto da comunidade entre as 12h00 e as 15h00. Pelas 15h00, os símbolos serão entregues à Vigararia de Santa Maria da Feira.

No dia 30 de outubro, último dia da peregrinação dos Símbolos pela Diocese do Porto, os mesmo voltam a passar pela Vigararia de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira, para o Festival “Há pressa no ar”, às 20h, no Parque de Nossa Senhora dos Milagres (São João da Madeira), onde se perspetiva um grande encontro da juventude da Vigararia, em redor dos símbolos da JMJ. No dia seguinte, os símbolos serão entregues à Diocese de Setúbal.

Programação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS