Sábado, 4 de Fevereiro de 2023
Sábado, 4 de Fevereiro de 2023

Os melhores presépios de Natal de 2022 em Oliveira de Azeméis

Clube Sénior de Travanca, EB António da Silva Rodrigues e Escola Secundária Soares Basto, produziram os presépios premiados na edição de 2022 do Concurso de Presépios organizado pela Biblioteca Municipal Ferreira Castro.
Vencedor da Categoria C por votação do júri.. "O renascer do Amor" , da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva Turma da Bola de Travanca

O Clube Sénior de Travanca, apadrinhado pela Associação Turma da Bola por questões fiscais, venceu a categoria de Adulto/Sénior, através da votação do júri, no Concurso de Presépios 2022, organizado pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Este foi uma dos trabalhos de maior realce por ser pouco vulgar.

As empreendedoras do Clube Sénior de Travanca, que se distinguem nos bordados, apresentaram um presépio, com o título “Sabedoria”, produzido em macramé, uma arte fora de vulgar e pouco divulgado no concelho de Oliveira de Azeméis, que pode ver na imagem no topo deste artigo. A aposta em surpreender revelou-se vencedora.

Publicidade

O estatuto de melhor presépio, eleito pelo júri, na categoria infantil, foi conquistado pela EB Comendador António da Silva Rodrigues, de Ul. Esta escola tem vencido vários primeiros lugares nas últimas edições, e este ano optou por colocar um cunho diferente no seu trabalho. Com o título “Jornalístico na Natureza”, os alunos da EB Comendador António da Silva Rodrigues, de Ul, elaboraram um presépio que um livro que como suporte das figuras do presépio, tendo também pequenos apontamentos reais da Natureza.

Por fim, o melhor presépio categoria Juvenil, eleito também pelo júri, foi conquistado pela Escola Básica e Secundária Soares Basto. Marisa Carvas, docente da disciplina de Educação Visual, coordenou o trabalho elaborado na Oficina de Artes com alunos com necessidades educativas, que apesar de estarem em níveis de desenvolvimento diferentes, conseguem brilhar em trabalhos manuais. Este presépio intitulado “Solstício de Mel”, que mistura arte em madeira com poesia, uma vez que está incluído neste presépio um excerto de um poema de Manuel Alegre sobre o Natal.

Vencedor da Categoria A, pela votação do júri.  “Jornalístico na Natureza” | Associação de Pais da Escola Básica Comendador António da Silva Rodrigues (presépio à esquerda); e  vencedor da Categoria B, pela votação do público e do júri.  “Cenário de Belém”, da Escola Básica e Secundária Soares Basto (presépio à direita).
Vencedor da Categoria A. “A prenda de Natal”, pela votação do público Associação de Pais da Escola Básica de Outeiro (presépio à esquerda); e vencedor da Categoria C, pela votação do público. “Berço da Fé”, pelo Centro Infantil e Social de Cesar (presépio à direita)

___
Conheça todos os vencedores de 2022

Votação do público:

Categoria: A  

Pseudónimo: ZUSCO 

Instituição: Associação de Pais da Escola Básica de Outeiro

Título: A prenda de Natal        

Categoria: B  

Pseudónimo: Solstício de Mel

Instituição: Escola Básica e Secundária Soares Basto   

Título: Cenário de Belém

Categoria: C  

Pseudónimo: Anciãos

Instituição: Centro Infantil e Social de Cesar   

Título: Berço da Fé

Votação do júri:

Categoria: A  

Pseudónimo: Jornalada

Instituição: Associação de Pais da Escola Básica Comendador António da Silva Rodrigues

Título: Jornalístico na Natureza

Categoria: B  

Pseudónimo: Solstício de Mel

Instituição: Escola Básica e Secundária Soares Basto   

Título: Cenário de Belém

Categoria: C  

Pseudónimo: Sabedoria

Instituição: Associação Recreativa, Cultural e Desportiva Turma da Bola de Travanca

Título: O renascer do Amor

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS