O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, assinou esta segunda-feira, dia 30 de dezembro, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte do Porto, um contrato de auxílio financeiro destinado à reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos municipais danificados pelos incêndios rurais de setembro de 2024.
Oliveira de Azeméis está entre os 12 municípios que receberão um pacote total de 2 milhões de euros financiado pelo Governo. Arouca Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Paredes, Póvoa de Lanhoso, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, são os restantes 11 concelhos que assinaram contratos de financiamento.
Na cerimónia, Manuel Castro Almeida, ministro da Coesão Territorial, sublinhou que “o que estamos a tratar hoje é de indemnizar as autarquias locais pelos prejuízos que elas próprias tiveram na ocasião dos incêndios. Este apoio é para indemnizar a perda de equipamentos municipais, carros ou edifícios que arderam e estações de tratamento de águas ou estações de tratamento de esgotos que estavam no meio da floresta e que arderam”.
No que diz respeito aos apoios à habitação o governante adiantou que o prazo das candidaturas será alargado, até final de março, para que os proprietários de casas e fábricas atingidas pelos incêndios de setembro possam aceder aos apoios financeiros.