A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou, em meados de setembro, o contrato de empreitada para a reabilitação do edifício da antiga Garagem Justino, onde nascerá a “Oficina de Artes”. Após um primeiro concurso público sem concorrentes, e uma revisão ao projeto inicial de forma a diminuir o orçamento da concretização deste projeto, o município obteve um concorrente interessado para a realização da obra.
Num valor global de cerca de 1,9 milhões de euros, a obra integrará a zona que o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis já apelidou de Quarteirão das Artes, uma nova centralidade cultural na cidade, no concelho e na região, que engloba o Teatro Municipal e a Academia de Música de Oliveira de Azeméis.
Recorde-se que a Câmara Municipal adquiriu a antiga Garagem Justino, inaugurada em 1949, por meio milhão de euros, e a obra da sua requalificação é financiada exclusivamente por fundos municipais, sem comparticipações. Serão requalificados os três pisos, totalizando 3 mil metros quadrados.
A empreitada será iniciada após a concessão do Visto pelo Tribunal de Contas e consiste nos trabalhos necessários à adaptação do edifício, e tem um prazo de execução de 365 dias.