O município de Santa Maria da Feira abriu ao público a discussão sobre as mudanças de mobilidade que serão implementadas no concelho no final do ano, quando entrar em atividade um novo operador de transportes coletivos. Segundo revelou esta autarquia, o plano que está a desenvolvido por técnicos da câmara municipal em colaboração com autoridades policiais, e outras entidades do setor, visa assegurar uma mobilidade mais eficaz, segura e ecológica ao território de 213,4 quilómetros quadrados e cerca de 136 mil habitantes. O executivo já traçou um diagnóstico sobre os hábitos de mobilidade, tendo sido recentemente divulgado à população.
Desse estudo pode-se verificar que há um a franja considerável de população de Oliveira de Azeméis que tem Santa Maria da Feira como destino diária. Segundo os dados divulgados pela autarquia feirense, 22% da população que tem este território como destino diária é oriunda de Vila Nova de Gaia (22%), seguindo-se Ovar (16%). Espinho e Oliveira de Azeméis ocupam o terceiro lugar com a mesma percentagem (10%).
O diagnóstico demonstra também que 80% da população que se desloca em Santa Maria da Feira utiliza automóvel nas suas deslocações.