Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025
Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025

Ministra da Saúde inaugura primeira Unidade de Geriatria do SNS no Hospital de Oliveira de Azeméis

> Nova unidade já entrou em funcionamento em junho do ano passado.

A funcionar oficiosamente desde o dia 4 de junho de 2024 no Hospital de Oliveira de Azeméis, a primeira Unidade de Geriatria do Serviço Nacional de Saúde, será inaugurada esta sexta-feira, dia 24, pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

A ULS Entre Douro e Vouga criou esta nova valência constituída por uma equipa multidisciplinar diferenciada, coordenada por especialistas do Serviço de Medicina Interna com formação e competência em geriatria, para que proporcione uma dinâmica de trabalho capaz de oferecer cuidados específicos e organizados ao doente idoso.

Publicidade

“Atendendo à multiplicidade de problemas e disfunções que este grupo de doentes apresenta, a colaboração com outras especialidades será de elevada importância, destacando-se: Medicina Física e Reabilitação, Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria, Ortopedia, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social.
A criação da Unidade de Geriatria permite a melhoria dos cuidados prestados à população idosa, aumentar a formação de cuidadores e aumentar a resposta da ULSEDV para os doentes agudos”, explica a unidade de saúde liderada por Miguel Paiva.

Na nova Unidade de Geriatria é possível o internamento de 30 camas para doentes geriátricos com patologia aguda ou crónica agudizada, salientado-se uma área de terapia ocupacional e ginásio de fisioterapia; e de seis camas para orto-geriatria dedicada a população idosa acometida por fratura do colo do fémur.

Com esta nova valência é possível a “orientação dos doentes idosos com fratura do colo fémur com redução das intercorrências e complicações médicas”, “diminuir a prescrição de fármacos potencialmente inadequados com redução da polifarmácia e consequntes efeitos laterais ou interações medicamentosas“, e também “criar pontes com a comunidade (nomeadamente ERPI e cuidadores) e com a Medicina Geral e Familiar potenciando as boas práticas na população geriátrica”.

Esta unidade possui um ambulatório dinâmico e organizado visando uma consulta multidisciplinar de Geriatria, orientada para a observação e vigilância do doente geriátrico proveniente do internamento ou do ambulatório.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS