Restaurante Mesa 22 | Morada: Rua de Rebelães, n.º 28 | Especialidade: Carne Porco à alentejana | Telefone para reservas ou encomendas: 256 812 062
Em outubro deste ano abriu em Nogueira do Cravo um novo espaço de restauração, o Mesa 22. Uma palavra para a coragem de após pandemia abrir um espaço numa área de negócio que foi bastante afetada pela covid19.
A vila de Nogueira do Cravo tem tradições na restauração do nosso concelho e fica mais rica com a abertura do Mesa 22 que também está a preparar menus especiais para o Natal para ir em família ou em grupo de amigos e amigas com preços e menus especiais.
Tem diárias que são refeições rápidas e deliciosas com uma excelente relação preço/qualidade.
Dizem que existem mil maneiras de cozinhar o nosso fiel amigo e aqui o bacalhau pode ser degustado com broa, de cebolada e com natas e posso dizer que todos são recomendáveis.
Ainda nos peixes, os filetes de pescada com molho de marisco, a petinga ou a solha frita são boas escolhas.
A feijoada à transmontana é muito bem confecionada e servida com carnes nobres e enchidos de grande qualidade fazendo crescer água na boca e vontade em repetir, chegando à sua mesa no tacho acompanhada de arroz branco.
Um dos pratos de excelência é a carne de porco à alentejana, uma especialidade servida com ameijoa de boa qualidade, uma aposta certeira da Mesa22, que normalmente tem dia marcado: as terças-feiras.
O frango assado no forno é outro prato que recomendo tal como os panados de porco com arroz de feijão ou os rojões servidos com a tradicional batata alourada.
Os mais jovens não resistem a uma francesinha especial servida com uma boa batata frita.
Outro prato irresistível é o naco de vitela com gambas onde a carne é servida no ponto e ainda pode optar pela picanha fatiada.
Na lista e também por encomenda também pode escolher uma vitela assada no forno e vai ficar muito agradado com esta escolha, pois a vitela é tenra e suculenta.
Uma das originalidades da Mesa22 são os sumos naturais, mesmo muito bons e vão do melão à maça passando pela tradicional laranja, cenoura, morango, frutos tropicais e a apetecível limonada. Vale a pena provar estes sumos naturais independentemente de para a refeição poder escolher um vinho branco ou tinto, verdes ou maduros que estão disponíveis a bom preço e boa temperatura.
Para terminar a sua refeição é preciso guardar espaço no estômago para uma sobremesa que pode ser uma mousse chocolate ou umas natas do céu, ou ainda uma baba de camelo, tarte de lima, tiramissu ou um tradicional pudim, tudo caseiro.
Para acompanhar o café pode e deve pedir uma fatia de bolo de chocolate e vai ver que não se arrepende.
Para abrir o apetite da época natalícia que se avizinha já pode pedir as tradicionais rabanadas.