Domingo, 21 de Abril de 2024
Domingo, 21 de Abril de 2024

Legislativas 2024. Há sete oliveirenses candidatos à Assembleia da República nas listas dos vários partidos

> Conheça os candidatos com ligações ao concelho de Oliveira de Azeméis às eleições do próximo dia 10 de março.

Analisando as listas apresentados pelos partidos às próximas eleições legislativas, verifica-se há sete candidatos com ligações ao concelho de Oliveira de Azeméis.

  1. Bruno Aragão, PS  

O deputado Bruno Aragão repete o lugar das Legislativas de 2022: número oito na lista do PS pelo círculo eleitoral de Aveiro. Havia a expectativa que, dado o trabalho desenvolvido pelo político durante a última legislatura, houvesse uma promoção, mas tal não aconteceu.

Publicidade

Ao azeméis.net, Bruno Aragão diz estar na política por objetivos individuais, mas para fazer parte de um solução de um grupo, e confia que caso que não venha a ser reeleito o “Grupo de Aveiro” defenderá as revindicações do concelho de Oliveira de Azeméis.

Existem três grandes reivindicações que Bruno Aragão reclama para o concelho: a ligação direta da EN 224 à Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro, a requalificação da Linha do Vale do Vouga, e a requalificação da Escola de Carregosa.

2. Nuno Pires, Aliança Democrática

O presidente da Comissão Política do PSD de Oliveira de Azeméis, Nuno Pires, ocupa o lugar número 12 da Aliança Democrática por Aveiro. Trata-se de uma despromoção, comparado com o lugar elegível ocupado por Helga Correia nas Legislativas de 2022.

“O lugar é o menos importante num projeto que se entende como necessário para o desenvolvimento do país. Aquilo que eu sei é que a lista de da Aliança Democrática no distrito de Aveiro é uma lista com provas dadas. Os elementos que a constituem são referências locais e nacionais, grandes autarcas como é caso de Emídio Sousa, o nosso cabeça de lista”, diz Nuno Pires ao azeméis.net.  

A requalificação do Tribunal de Trabalho, da GNR de Cesar, e do IC2, e ligação da EN 224 à Área de Acolhimento Empresarial de Ul/Loureiro, estão na lista das prioridades das reivindicações para Oliveira de Azeméis do candidato da Aliança Democrática à Assembleia da República.

3. Manuel Almeida, CHEGA

O presidente da Comissão Política do Chega de Oliveira de Azeméis, Manuel Almeida, integra a lista do Chega pelo círculo de Aveiro. O consultor de eficiência energética, natural de Ovar, e residente em Oliveira de Azeméis, ocupa o sexto lugar da lista por Jorge Galveias, atual deputado na Assembleia da República, eleito por Aveiro em 2022.

Recorde-se que o representante máximo do Chega em Oliveira de Azeméis ocupou há dois anos o 11.º lugar na lista candidata à Assembleia da República, representando assim uma subida de cinco lugares. Esta promoção é encarada pela concelhia como um prémio pelo trabalho desenvolvido pela concelhia, que tem estado cada vez mais perto da população.

4. Alcino Martins, Bloco de Esquerda

O coordenador do Bloco Alcino Martins em Oliveira de Azeméis, Alcino Martins, ocupa o lugar número 13 do da lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Aveiro. “Não é um bom lugar. Acho que, por sermos o terceiro maior concelho do Bloco de Esquerda no distrito de Aveiro, devíamos lutar por um lugar mais alto. Talvez entre o quinto e sexto lugar, mas também tenho que. Mas também reconheço que ainda não tenho a experiência adequada para ocupar um lugar com tanta responsabilidade”, afirma.

“A habitação será um dos temas predominantes nas revindicações do Bloco de Esquerda para Oliveira de Azeméis.  “O concelho sofre um problema muito grave de habitação.

Temos T3  alugados a 1000 euros, T2 alugados a 500 euros, e quartos alugados a 300 e 350 euros”, denuncia o candidato bloquista. 

5. Vítor Januário, CDU 

O presidente da comissão política de Oliveira de Azeméis da CDU ocupa o 14.º lugar na lista do partido pelo círculo eleitoral de Aveiro. Trata-se de uma promoção em relação ao 17.º lugar de há dois anos. 

6. Nelson Alves, Iniciativa Liberal

Nelson Alves ocupa o lugar número nove nas listas da Iniciativa Liberal pelo distrito de Aveiro. A concelhia de Oliveira de Azeméis do partido de direita ainda está a ser constituída, mas já tem lugar nas listas candidatas às eleições pelo trabalho que tem vindo a fazer.

O candidato liberar defende que o concelho deveria ter mais retorno em termos de serviços públicos tendo em conta o valor que os oliveirenses entregam em impostos ao poder central.

7. Rui Marques, Volt

Rui Marques, natural de São Roque, é o cabeça de lista do Volt pelo círculo eleitoral de Aveiro. Esteve nas listas do partido em 2022, e em 2024 assume a liderança. Afirma que o setor da mobilidade é o mais deficitário no distrito e deve ser encarado como prioridade. Assume que a difusão dos ideais europeus é a prioridade do partido à escala internacional. Defende a afirmação do projeto europeu e considera que o distrito de Aveiro é um dos polos mais relevantes na economia nacional, pronto para exigir melhor articulação na rede de transportes.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS