Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

João Figueiredo revoluciona plantel para a época 2023/2024

> Clube oficializou nove jogadores. Três renovações e seis contratações. Um dos jogadores vem com estatuto de estrela. Equipa aparecerá de cara lavada na nova época.

João Figueiredo continuará a ser o técnico principal da equipa de basquetebol da UD Oliveirense por mais uma época, que tem início marcado para o dia 23 de setembro. A primeira jornada será contra o SL Benfica no pavilhão Dr. Salvador Machado. Carlos Pinto também segue como treinador-adjunto. Foram estas as primeiras duas confirmações do clube no final do mês de agosto, após um longo período sem avançar qualquer notícia. Se a equipa técnica se mantém inalterada, o mesmo não se pode dizer do plantel. João Figueiredo fez uma autêntica revolução para a nova época.

Com nove jogadores apresentados, a lista apresenta apenas três renovações: do base André Bessa, do extremo Henrique Barros, e do poste Darius Carter. Com a saída anunciada do antigo capitão João Balseiro para o Clube dos Galitos, da Proliga – onde jogará o ex-UD Oliveirense Francisco Albergaria – tudo indica que será André Bessa a ajudar este estatuto pela longa ligação que tem ao clube de Oliveira de Azeméis.

Publicidade

Seis reforços. Um deles vem com estatuto de estrela

A UD Oliveirense conta para já com seis reforços confirmados. O primeiro a ser confirmado  foi o poste português João Embaló que se destacou nas últimas três temporadas ao serviço do CD Póvoa ao longo das últimas três temporadas. Na última época registou médias de 5,7 pontos por jogo, 1,2 assistências e 4,6 ressaltos, em 37 jogos  ao serviço dos poveiros.

O base norte-americano Wes Washpun, de 30 anos, vem com o estatuto de estrela. Na época passada defrontou o SL Benfica, ao serviço dos kosovares dos Golden Eagle Ylli, na qualificação para a Liga dos Campeões. Este jogador conta também com passagem pelos Iowa Wolves, equipa da G-League, liga de desenvolvimento da NBA.

Pablo Bertone, base argentino de 33 anos, garantirá experiência no desenvolvimento do jogo da equipa de Oliveira de Azeméis. No passado chegou a ser dado como reforço do FC Porto, mas o negócio nunca chegou a ser concretizado. Este jogador passou as últimas três épocas na Islândia, ao serviço do Haukar e do Valur, mas conta também com passagens por Espanha, onde representou o Iberostar Palma, e Itália, onde representou o Ferrara, Derthona, Varese e Pesaro. Também já jogou na sua Argentina, pelo Instituto de Córdoba e o Lánus, e jogou no basquetebol universitário norte-americano, pelos FAY Owls.

O extremo norte-americano Justin Gordon, de 29 anos, é outro dos reforços. Conta com vasta experiência no basquetebol europeu, registando passagens pelos campeonatos de Inglaterra, Suécia, Hungria ou Alemanha. Na época passada representou os Newcastle Eagles, de Inglaterra, onde fez 18 jogos com médias de 14,6 pontos por jogo e 7,3 ressaltos. 

Nuno Santos, de 22 anos, que fez formação no FC Porto, e passou as últimas épocas na Proliga, ao serviço do Clube dos Galitos, Ginásio Olhanense e Académico FC, também é reforço. 

A última novidade apresentada pelo clube até ao final desta semana foi a contratação de Filipe Dionísio. O extremo português, de 19 anos, vem do AD Galomar, equipa promovida à Liga Betclic. Na última época fez 26 jogos, terminando com médias de 4,3 pontos por jogo e 2 ressaltos.

O que falta ainda anunciar

Apesar de ainda não ter sido oficializado, é praticamente certo que o extremo angolano, de 30 anos, João Fernandes, que representou o Sporting CP na última época, e que faz o caminho inverso de Arnette Hallman, que jogou na UD Oliveirense na última época e já foi apresentado oficialmente em Alvalade, e passa a ser a sétima contratação.

Considerando a chegada do extremo angolano a Oliveira de Azeméis, o plantel da UD Oliveirense soma neste momento dez jogadores. Tendo por base as últimas épocas, faltarão quatro jogadores para fechar o plantel.

Nos quatro lugares em aberto, dois deles poderão continuar a ser preenchidos por jogadores da formação. Na última época Kévin Silva e Francisco Rodrigues foram os escolhidos. Resta saber se estes dois jogadores continuarão no plantel e se serão adicionados outros dois jogadores de formação, ou se se serão substituídos e se os dois lugares restantes serão preenchidos por outros jogadores que ainda estejam no mercado.

___
Plantel UD Oliveirense 2023/2024

Bases: André Bessa, Wes Washpun (ex-Golden Eagle Yli), Paulo Bertone (ex- Valur Basket) 
Extremos: Henrique Barros, Nuno Santos (ex-Ginásio Olhanense), João Fernandes (ex-Sporting CP), Justin Gordon (ex- Oberá), Filipe Dionísio (ex-Galomar)
Postes: João Embaló (ex-CD Póvoa), Darius Carter

Publicidade
Publicidade
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS