A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) prossegue na rota do crescimento no que concerne ao processo de certificação dos seus clubes como Entidades Formadoras, estatuto atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) consoante o nível das condições oferecidas nos escalões de base no futebol e no futsal. Na temporada 2022/2023, foram distinguidas 76 entidades, superando as 68 da época transata. As equipas do concelho de Oliveira de Azeméis ajudaram neste crescimento com a entrada de novas equipas nesta lista. Há oito clubes certificados nos variados patamares.
A JD Carregosense entrou pela primeira vez nesta lista, tendo sido certificada como Escola de Futebol de uma estrela. O SC Bustelo, que teve como estratégia na última época uma aposta forte na formação, sob a direção do presidente Francisco Silva, e o RC Nogueirense, também foram distinguidas com o estatuto de Centro Básico de Formação de Futebol ou Futsal.
A UD Oliveirense renovou o estatuto de entidade formadora de quatro estrelas (a classificação mais alta atribuída a clubes do distrito de Aveiro), e passou a ser o único do concelho a estar neste patamar. O FC Cesarense desceu para o patamar de entidade formadora de três estrelas, onde também se encontram o também o AC Cucujães (que teve uma promoção em relação às duas estrelas conquistadas na época passada).
Nas equipas de futsal do concelho, o FC Azeméis (3 estrelas) e o GCR Ossela (com duas estrelas) mantêm o estatuto conquistado na última época.
___
Entidades formadoras
4 estrelas: UD Oliveirense
3 estrelas: AC Cucujães, FC Cesarense, FC Azeméis
2 estrelas: GCR Ossela
1 estrela: JD Carregosense
Centro Básico de Formação de Futebol ou Futsal (CBFF): SC Bustelo e RC Nogueirense