Hoje, tomo a palavra por escrito, para falar de uma das coletividades mais antigas e emblemáticas da nossa freguesia: a Juventude Desportiva Carregosense. Em ano de celebração dos seus 50 anos – que acontece já no próximo dia 7 de dezembro – o clube vive um momento particularmente feliz, iniciando a época de forma soberba e ocupando o segundo lugar da série Norte da I Divisão da Associação de Futebol de Aveiro, a apenas três pontos da AD Argoncilhe. À entrada para a oitava jornada, a equipa soma cinco vitórias — incluindo nos dois dérbis já realizados — e apenas duas derrotas, ambas fora de portas.
O Parque de Jogos Dr. Teixeira da Silva tem sido, até ver, uma verdadeira fortaleza, uma vez que, em casa, o Carregosense tem entusiasmado os seus adeptos com exibições muito positivas e com o estilo de jogo clássico que a equipa tem adotado: futebol associativo, passe curto, construção paciente e uma linha de pressão tipicamente avançada, que dá identidade ao grupo e dinamismo ao jogo.
A equipa da JD Carregosense caracteriza-se por ser um conjunto jovem, com uma média de idades a rondar os 24 anos e contando com 15 jogadores com menos de 23 anos — mais de 60% do plantel — o que demonstra bem a vitalidade, a ambição e o futuro promissor deste projeto. Sob o comando de Joca, de 44 anos, o Carregosense tem apresentado um 4-3-3 entusiasmante, que se adapta com facilidade a um 3-4-3, e já há quem apelide este modelo de “Jocaball”, tal tem sido a qualidade das últimas
exibições.
Aproveito também para deixar uma palavra especial à equipa de juvenis (Sub-17), que segue em primeiro lugar na Zona Centro, ainda sem derrotas. A esses jovens atletas — e aos seus treinadores — deixo igualmente os meus mais sinceros cumprimentos e votos de continuação de excelente trabalho.
