Pela primeira vez, a linha meta de uma etapa da Volta a Portugal a Bicicleta (e, por sinal, foi logo a primeira e mais longa etapa em linha da Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa) foi cortada por um corredor da equipa de ciclismo da UD Oliveirense, que apenas vai no seu segundo ano de existência. Pela primeira vez, a camisola da UD Oliveirense surgiu em primeiro plano no momento final de uma etapa.
O corredor Luís Gomes (que foi regressou ao clube em novembro de 2019) conseguiu impor-se no alto de Santa Luzia, Viana do Castelo, ao cabo de 180 quilómetros, iniciados em Montalegre. Luís Gomes venceu ao sprint, tendo atacado a reta da meta nos últimos 175 metros, e triunfou ao fim de 4h24m41s.
Foi um momento emotivo que deu lugar a celebração. Veja as fotos da festa:
“Foi um dia tranquilo. A minha equipa fez um excelente trabalho para me colocar na frente no início da subida. Sei que sou um homem rápido e sprintei a dar tudo o que tinha para ganhar. O António Carvalho atacou de longe e o Daniel Mestre teve de fechar o espaço. Fui na roda dele e poupei-me para a parte final. Foi esse bocadinho que fez a diferença”, reconheceu Luís Gomes no final da etapa, citado pelo site da Federação Portuguesa de Ciclismo.