Historiador feirense recebeu elogios do Presidente da República

    0

    O historiador Roberto Carlos Reis, natural de Santa Maria da Feira, lança na próxima terça-feira o livro “As Recriações Históricas em Portugal – Viagem Medieval em Terra de Santa Maria”, que, analisando 120 recriações históricas portuguesas e especialmente focado na de Santa Maria da Feira, propõe “novos modelos de gestão” para um setor com “grande impacto social e económico”. Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o livro pelo “rigor metodológico e contributo substancial num tema de patente relevância histórica”.

    Publicidade

    A publicação de 570 páginas do autor ligado a diferentes eventos de recriação do distrito aveirense baseia-se na tese de doutoramento que desenvolveu para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e apresenta uma nota introdutória em que o Presidente da República reconhece o “labor científico e académico” refletido no livro.

    A generalidade das recriações históricas em Portugal tem, segundo Roberto Carlos Reis, “um impacto territorial enorme”, pelo que, diz o investigador, “os governantes já há muito deviam ter preparado outro tipo de políticas para os agentes culturais envolvidos”.

    O doutorando em Turismo, Lazer e Cultura recomenda um novo modelo que, podendo abranger “a criação de parques temáticos ao ar livre”, permita, igualmente, “mais rigor histórico a nível a nível de guarda-roupa e gastronomia”, por um lado, e “maior consciência social e ambiental”, por outro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui