Segunda-feira, 4 de Março de 2024
Segunda-feira, 4 de Março de 2024

Festa em honra de Nossa Senhora das Febres continua viva em Adães

> Quatro mulheres lideraram a Comissão de Festas para não deixar que os festejos em honra de Nossa Senhora das Febres caíssem no esquecimento.

Cinco anos depois, a festa em honra de Nossa Senhora de La Salette mostra que continua viva. Uma comissão de festas composta apenas por mulheres, da família Valente Marques, aceitaram o desafio em voltar a dar vida à festa e tradição no lugar de Adães, Ul, e chamaram várias pessoas à rua.

O momento mais emotivo foi logo o primeiro dia com a procissão das velas que terminou na Capela de Adães. Dezenas pessoas saíram à rua para participar, mesmo com a chuva a ameaçar aparecer, neste momento de fé. 

Publicidade

Joana Marques, Paula Valente, Mariana Valente e Mafalda Valente Marques, lideraram a comissão de festas e carregaram à imagem de Nossa Senhora das Febres tanto na procissão das velas no primeiro dia, como na procissão solene de domingo, no último dia dos festejos, que foi acompanhada pela Banda Música de Loureiro.

À partida para estes festejos, afirmou Joana Marques em entrevista ao azeméis.net, o principal objetivo da Comissão de Festas era não deixar cair estes festejos no esquecimento, e volta a chamar a população à rua. Ambos os objetivos foram atingidos uma vez que entre os dias 28 e 30 de julho, o Largo de Adães teve a visita de várias pessoas que assistiram aos espetáculos da programação.

O 32.º Festival Nacional de Folclore, organizado Grupo Folclórico “As Paderinhas de Ul”, foi integrado nos festejos em honra de Nossa Senhora das Febres,  e a noite de sábado, 29 de julho, teve casa cheia. Os protagonistas foram os grupos folclóricos oriundos de Guimarães, Vouzela e Caminha. 

___
A entrevista com Joana Marques, um dos membros da nova Comissão de Festas, na altura do lançamento da nova edição das Festas em Honra de Nossa Senhora das Febres

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS