Luciana Filipa, de 15 anos, está desaparecida desde a manhã do dia 10 de novembro na cidade de Oliveira de Azeméis onde vive com a família. O pai, Herculano Bastos, aponta, em declarações ao jornal Diário de Aveiro, que a jovem se encontre com uma outra adolescente, que estava institucionalizada no Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho.
O progenitor tornou o desaparecimento público através das redes sociais, apelando à ajuda da comunidade para encontrar a sua filha que estava vestida de preto na última vez que a deixou na EBS Soares Basto para a primeira aula do dia. Qual informação deverá ser transmitida através do número de telefone 927 331 261.
Herculano Bastos revelou, em declarações à imprensa, que esta é a primeira vez que passa por esta situação, reforçando que nunca teve houve problemas na relação entre pai e filha.
O desaparecimento foi participado às forças de segurança. O Comando Territorial de Aveiro da GNR avança que tem o registo do desaparecimento de duas raparigas, com participações em dias diferentes. O primeiro a 10 de dezembro, e o segundo, dois dias depois, a 12. Esta força de segurança garante que estão a ser realizadas as diligências necessárias no sentido de as encontrar.