Decisão. Não haverá descidas nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Aveiro

JD Carregosense, FC Cesarense, AC Cucujães e SC Bustelo continuarão (pelo menos) na Liga SABSEG, e o FC Pinheirense, São Roque e o FC Macieirense garantem presença na 1.ª divisão distrital.

0

Taças e supertaças de Aveiro canceladas, fim dos campeonatos sem lugar a despromoções e a criação de uma prova final, no Campeonato SABSEG, de acesso facultativo, com o intuito de se encontrar a equipa que será promovida ao Campeonato de Portugal e as que terão uma vaga na próxima edição da Taça de Portugal. Esta decisão foi comunicada hoje pela Associação de Futebol de Aveiro (AFA) após ouvir todos os clubes sobre o tema, procurando respeitar tanto aqueles que querem continuar a jogar como os que preferem não o fazer. Filipe Marques, presidente do FC Macieirense, foi um dos dirigentes que manifestou publicamente a sua vontade em que os campeonatos terminassem.

Analisando esta decisão à luz da realidade dos clubes do concelho de Oliveira de Azeméis, há neste momento a garantia de que o FC Pinheirense e o GD São Roque não correm o risco de serem despromovidos à segunda divisão distrital. Os dois clubes tinha começado a época 2020/2021 com maus resultados e ocupavam os últimos lugares da tabela classificativa. O FC Pinheirense tinha colecionado três derrotas em três jogos, e o GD São Roque tinha duas derrotas em dois jogos. Já o FC Macieirense tinha conseguido vencer o único jogo disputado na Zonal Sul da 1.ª Divisão Distrital.

No Campeonato SABSEG , o JD Carregosense era a equipa do concelho de Oliveira de Azeméis. Ocupava o nono lugar com seis pontos em sete jogos. O AC Cucujães estava em oitavo lugar com sete pontos em seis jogos, e o FC Cesarense ocupaca o sexto lugar com apenas oito pontos em nove jogos. Na Zona Sul deste campeonato, o SC Bustelo ocupava em 5.º lugar, com 12 pontos e oito jogos disputados.

Nova fase começar entre abril e maio, e durará nove semanas… no máximo

E agora, o que vai acontecer? As equipas do concelho de Oliveira de Azeméis, de cada uma das competições, poderão inscrever-se voluntariamente até às 18h00 de amanhã, quarta-feira, dia 24, para declarem a sua intenção em participar na fase final dos campeonatos que ditarão as equipas que irão subir de divisão. A Associação de Futebol de Aveiro explica que “o formato a adotar será ajustado de acordo com o número de equipas inscritas, as quais iniciarão a sua participação com 50% dos pontos obtidos até à paragem dos campeonatos, corrigidos com o coeficiente obtido pelo número de pontos e jogos realizados”.

A prova final disputar-se-á no Campeonato SABSEG, na 1.ª e na 2.ª Divisão Distrital. As competições devem arrancar entre os meses de abril e maio, devendo estender-se por um prazo máximo de nove semanas, sempre dependente da evolução da pandemia de Covid-19 no país. “Na hipótese de impossibilidade de se virem a apurar as equipas para as provas nacionais, a AFA tomará as decisões que forem necessárias, em função dos regulamentos e das necessidades que se verificarem”, acrescenta a nota.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui