Outubro é o mês, desde o início da pandemia, com mais casos confirmados de COVID-19 em Oliveira de Azeméis. Ao dia 20 deste mês, o concelho está perto da barreira dos 500 casos confirmados, registando um aumento de 124 pessoas infetadas com o vírus pandémico de 2020. Já ultrapassou por muito os dados do mês de setembro, que revelaram um acréscimo de 107 casos durante esse mês (o anterior recorde do aumento de casos). E a tendência é de subida, tendo em conta os casos em vigilância ativa: 278.
Olhando para o quadro do país, verificamos que Oliveira de Azeméis é neste momento o 43.º concelho português com mais casos confirmados desde o início da pandemia, numa lista liderada por Lisboa (8241 casos) e Sintra (6763).
Nos dados divulgados pela DGS, Oliveira de Azeméis tem o registo de 369 casos confirmados. Mais 13 casos do que Albufeira, que ocupa o 44.º lugar, e menos 31 casos do que Viana do Castelo que ocupa o 42.º lugar.
Em 4.º lugar no distrito de Aveiro
Analisando os dados relativos aos concelhos do distrito de Aveiro, há um dado que salta logo à vista. Ovar – com 776 pessoas infetadas – já não é o concelho com mais casos no distrito. Durante os últimos meses, Santa Maria da Feira registou uma tendência de aumento muito significativo – tem 884 casos, segundo os dados divulgados pela DGS.
Aveiro com 554 casos confirmados com o vírus Covid-19 ocupa o terceiro lugar do ranking distrital, e Oliveira de Azeméis aparece no 4.º lugar com os já referidos 369 casos comunicados pela DGS.