A máquina IXN 3000, produzida pela CHETO, foi o grande destaque da capa da ETMM, a revista alemã especializa no negócio dos moldes. Foram vendidas duas unidas para uma empresa norte-americana num negócio que valeu 3 milhões de euros. O sucesso desta máquina, desenvolvida pela empresa oliveirense, chamou a atenção dos especialistas na área dos moldes, e o negócio feito no mercado norte-americano fez com que a comunicação especializada olhasse de forma interessada para o produto.
No interior da revista há um artigo onde são referidas outras realidades da CHETO, que é apresentada como um “fabricante de máquinas de perfuração e fresagem de furos profundos”. O artigo foca na automação da perfuração profunda com o ATC de broca canhão, um bom exemplo do material produzido pela empresa, que personifica a sua matriz estratégica: adicionar valor para o processo de produção com os seus produtos. Uma vez que a produção de moldes se pode rapidamente transformar-se num processo muito complexo, a CHETO quer proporcionar aos seus clientes uma redução dos custos de produção, aumentando, simultaneamente, o nível de precisão.
Neste artigo, também se fica a saber que a empresa lançou, em 2018, um trocador de ferramentas para perfuratrizes, o Wise Active Control, que já está patenteado. Com ele, a CHETO habilitou a comutação automática entre perfuração e fresagem para as suas máquinas. Este é mais um passo em direção à produção automatizada, na área dos moldes. O ATC permite que até 250 ferramentas sejam equipadas. E também podem ser equipados até cinco brocas de canhão. A máquina pode fresar e furar sem a necessidade de um operador, mudando de um modo para outro, permitindo um processo automatizado de perfuração e fresagem.