USF La Salette está com serviços mínimos, e sem capacidade de resposta. Profissionais de saúde infetados com Covid-19

O diretor-executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde Aveiro revela ao Azeméis.Net que a USF La Salette está em serviços mínimos por ausência de alguns profissionais das equipas, uns por isolamento profilático e alguns por infeção por Covid-19. E refere ainda uma redução acentuada de recursos humanos nesta unidade de saúde.

1
O Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis está sem capacidade de resposta

O Centro de Saúde Oliveira de Azeméis atravessa por sérias dificuldades devido à pandemia do Covid-19. À redação do Azeméis.Net chegaram denúncias e relatos sobre a deficiente capacidade de resposta, neste momento, da USF La Salette. Há utentes que não conseguiram ser atendidos telefonicamente nas várias vezes de tentativas que fizeram, e há quem relate o encerramento de alguns dos serviços desta unidade de saúde. A verdade é que os tempos estão difíceis, o aumento de casos de Covid-19 tem sido exponencial no concelho (Oliveira de Azeméis está no top 20 do ranking nacional, tal como já escrevemos aqui), e os profissionais de saúde têm sofrido as consequências sobre a atual realidade do país e do concelho.

Publicidade

O Azeméis.Net contactou Miguel Portela, diretor-executivo do ACES [Agrupamento dos Centros de Saúde] Aveiro Norte, que confirmou as dificuldades sentidas pelo Cento de Saúde de Oliveira de Azeméis. “Antes de mais agradeço o seu interesse nesta situação que tentarei ajudar a esclarecer. De facto, os utentes da USF La Salette estão com dificuldade de acesso à unidade, pois a mesma está em serviços mínimos por ausência de alguns profissionais das equipas, uns por isolamento profilático e alguns por infeção por Covid-19“, começa por revelar.

O responsável máximo pelo agrupamento dos Centros de Saúde Aveiro Norte refere que há serviços que continuam em funcionamento em Oliveira de Azeméis. “Estamos a manter o serviço da vacinação da gripe, pensos/curativos e atividade domiciliária”, informa.

Informação importante:
Os utentes que têm assuntos para os quais precisam de ajuda têm duas formas de solicitar a mesma:
• Enviar email para a unidade – usf.lasalette@arsnorte.min-saude.pt
• Deixar pedido em caixa própria á entrada do centro de saúde.

Sobre os telefonemas não atendidos à população oliveirense, o diretor-executivo do ACES Aveiro Norte confirma que os serviços estão em rutura. “A USF La Salette está neste momento sem capacidade de responder de forma eficaz à procura por esta via face à situação de redução acentuada de recursos humanos. Com o recursos a apoio de outras equipas e com a extrema dedicação dos profissionais que estão na unidade, tudo está a ser feito para colmatar o melhor possível as ausências, que são naturalmente atendíveis”, conclui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui