Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024

Casa da Gastronomia e Núcleo da Ruralidade, em Cesar, já têm data de inauguração

> O edifício da antiga padaria de Cesar foi transformado na Casa da Gastronomia da freguesia. Investimento total ascendeu aos 200 mil euros. 

A Casa da Gastronomia do Nordeste das Terras de Azeméis, promovido pela freguesia de Cesar, e que obrigou a um investimento de cerca de quase 200 mil euros,  está em funcionamento desde o dia 24 de setembro, tendo já recebido alguns eventos. Mas a inauguração oficial só acontecerá no dia 14 de outubro (sábado), pelas 14h30. Será neste dia que será também lançado o livro “Os Sabores do Nordeste”, da autoria do Chef Lindolfo, que teve a parceria de António Rebelo.

Esta obra literária, onde estão reunidas as receitas tradicionais da freguesia de Cesar, está inserido no projeto de atividades a serem desenvolvidos até setembro de 2026 no âmbito do projeto da Casa da Gastronomia. Há outras atividades que estão a ser pensadas para este espaço.

Publicidade

A  Casa da Gastronomia foi construída com o apoio de fundos comunitários e  “tem como objetivo principal a valorização e requalificação do património natural e construído da região”. Este novo espaço foi criado na antiga padaria da freguesia. “Pretende-se identificar um edifício simbólico que outrora foi utilizado para a confeção de pão durante períodos de escassez de alimentos”, pode-se ler no documento de apresentação do projeto. 

No novo equipamento decorrerá “um programa demonstrativo de preparação dos pratos tradicionais, preservando a memória viva através da degustação”

Esforço financeiro na obra mais significativa

Esta é, até ao momento, a obra mais significa do executivo da Junta de Freguesia de Cesar, liderado por Augusto Moreira, e que obrigou um esforço financeiro. “Para o projeto que apresentamos só houve financiamento para a requalificação dos edifícios que acolhem a Casa da Gastronomia e o Núcleo da Ruralidade. A intervenção no espigueiro, no palheiro e na eira, foi um investimento extra, suportado pela Junta de Freguesia e que teve influência no seu orçamento”, explica Augusto Moreira ao azeméis.net.

A requalificação deste equipamento veio proporcionar ainda a promoção da realização de atividades lúdicas, e servem de apoio às atividades pedestres, na utilização de um caminho natural que num terreno com dimensão hectare e meio. Este ano, a Villa Cesari, usou o espaço para  realização das habituais Férias Desportivas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS