Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

Câmara de Águeda inicia reparação de ponte com fragilidades num pilar

> A Ponte de Cambra, sobre o Rio Alfusqueiro, em Águeda, na União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba, está em obras de reparação.
Ponte de Cambra, em Águeda
Ponte de Cambra, em Águeda

Anomalias num pilar da ponte de Cambra, sobre o rio Alfusqueiro, detetadas numa inspeção subaquática levaram a câmara de Águeda a encerrá-la ao trânsito e a iniciar a sua reparação, informou hoje a autarquia.

A ponte, que faz ligação entre os lugares de Casal e Cambra, na União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba, “está em obras de reparação, num investimento de cerca de 222.600 euros, que incide sobre o tabuleiro e um dos pilares”, esclarece um comunicado da autarquia.

Publicidade

De acordo com a mesma fonte, “as obras estão a decorrer neste momento”, após inspeções periódicas às pontes e viadutos do concelho sob jurisdição municipal terem detetado, em maio, fragilidades num dos pilares da infraestrutura, o que levou ao imediato encerramento à circulação rodoviária.

“A inspeção técnica na ponte incluiu a verificação subaquática dos elementos de apoio da estrutura de modo a averiguar as condições de segurança, tendo sido detetadas anomalias na parte submersa de um dos pilares de apoio que poderiam colocar em causa a integridade e segurança estrutural da ponte”, esclarece o comunicado da autarquia.

A câmara adianta que “vão ser colocados aterros com núcleo de argila, bem como feita a betonagem e execução de reforço da parede do atual pilar, e ainda o enrocamento argamassado na envolvente dos pilares”.

“Quanto ao tabuleiro, a obra inclui a remoção da camada de betão deteriorado da face inferior do tabuleiro, a aplicação de produto de tratamento anticorrosivo e aplicação de betão para acabamento”, acrescenta.

A câmara municipal de Águeda revelou também que vai proceder à intervenção da zona da estrada da Pedreira, em Lamas do Vouga, que sofreu uma derrocada no último inverno, tendo conseguido garantir um financiamento do Estado de até 222.600 euros para executar a obra.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS