Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

Autarquia de Oliveira de Azeméis contará as histórias de vida de 26 padeiros e padeiras de Ul a partir de dezembro

Tradições. Projeto "Pão de Ul - Uma Profissão Com História" irá contar as histórias de todos aqueles que preservam a história da iguaria oliveirense.
Publicidade

Ao longo de 26 semanas, a partir do próximo mês de dezembro, a autarquia de Oliveira de Azeméis irá contar, através das suas plataformas digitais, 26 histórias dos padeiros e padeiras de Ul. A vida e trabalho dos padeiros e padeiras do Pão de Ul vão ser destacados através de fotos e documentários que irão contar as suas histórias de vida. Este é um projeto que pretende enaltecer a profissão ancestral, perpetuando as histórias, memórias e o futuro das padeiras e padeiros de Ul.

Todo trabalho será reunido em outubro de 2023, numa exposição que será inaugurada no Dia Mundial do Pão, e também num livro que será publicado nessa altura, onde estarão inseridos alguns dos conhecimentos sobre o produto gastronómico tão característico do concelho de Oliveira de Azeméis.

Publicidade

Este é um projeto que surge tendo como base a realização do Mercado à Moda Antiga de 2023, que terá as padeiras e os padeiros de ul como personagens principais, mas também com um olho na candidatura à certificação do Pão de Ul.

Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, “o objetivo é valorizar todo o trabalho que tem sido feito para preservar e promover esta iguaria oliveirense, uma das grandes marcas identitárias da nossa gastronomia”.

Publicidade
“Pão de Ul – Uma Profissão com História” é o novo projeto da autarquia para potenciar este produto gastronómico oliveirense

“O pão de Ul é o produto dos produtos”, diz o edil oliveirense, que aposta cada vez mais neste produto tipicamente oliveirense para a promoção turística. “Temos o vidro, temos muita coisa importante no nosso concelho, mas eu não tenho dúvidas nenhumas que este produto gastronómico é o produto dos produtos. É o mais importante de todos, é o que tem mais potencial de ajudar a promover Oliveira de Azeméis por esse mundo fora”, afirmou Joaquim Jorge durante a apresentação da iniciativa “Pão de Ul – Uma Profissão com História”.

O pão de Ul é o produto dos produtos

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

___
O cântico das padeiras de Ul

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS