As seis bandas filarmónicas instaladas do concelho de Oliveira de Azeméis (Santiago de Riba-Ul, Fajões, Carregosa, Cucujães Loureiro e do Pinheiro da Bemposta) conferem a este território um estatuto único no panorama nacional. Oliveira de Azeméis o concelho com mais bandas no país. Mais. Todas elas têm vindo a ganhar destaque nas várias competições em que vão entrando, e é também neste concelho onde se encontra a banda filarmónica de Portugal, a Banda de Música de Santiago de Riba-Ul que está a completar o seu tricentenário. Estes são os ingredientes que têm levado o executivo municipal a pensar em tornar Oliveira de Azeméis como a capital nacional da filarmonia.
Este desafio tinha sido deixado por Francisco Silva, presidente da FAMOA e membro da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, numa reunião do executivo deliberativo após o V Encontro de Bandas de Música do concelho realizado no dia 10 de junho. Recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, revelou a intenção do executivo municipal em organizar um concurso internacional de bandas filarmónicas no nosso concelho.
A revelação foi feita no dia em que foram inauguradas as obras de requalificação da Banda de Música de Carregosa (dia 19 de novembro) e que Sebastião Azevedo passou a ser o patrono da Escola de Música instalada na sede da banda.
O evento poderá acontecer no ano de 2023, e terá o empenho das seis bandas de música do concelho no apoio à sua concretização. Oliveira de Azeméis – Capital Nacional da Filarmonia é um título já há muito tempo desejado por todos aqueles que dão vida e prestígio à filarmonia do concelho.
Uma resposta
Sem querer colocar em causa a iniciativa, nem muito menos a qualidade das bandas, bem como a excelência da existência das 6 bandas no concelho de Oliveira de Azeméis, não me parece correcto afirmar que é o concelho com mais bandas filarmónicas quando existe um concelho com 9 bandas no ativo. Basta ir à Figueira da Foz onde existem as bandas de Alqueidão, Paião, Carvalhais, Lares, Maiorca, Figueirense, Quiaios, Alhadas e Santana todas em pleno funcionamento (porque já foram mais). 😉
Boa sorte para a excelente iniciativa!! Podem sempre convidar as bandas da Figueira da Foz