Sábado, 4 de Fevereiro de 2023
Sábado, 4 de Fevereiro de 2023

Autarquia avança com ambição de tornar Oliveira de Azeméis a Capital Nacional da Filarmonia

Município estuda hipótese de realizar Concurso Internacional de Bandas Filarmónicas já em 2023.

As seis bandas filarmónicas instaladas do concelho de Oliveira de Azeméis (Santiago de Riba-Ul, Fajões, Carregosa, Cucujães Loureiro e do Pinheiro da Bemposta) conferem a este território um estatuto único no panorama nacional. Oliveira de Azeméis o concelho com mais bandas no país. Mais. Todas elas têm vindo a ganhar destaque nas várias competições em que vão entrando, e é também neste concelho onde se encontra a banda filarmónica de Portugal, a Banda de Música de Santiago de Riba-Ul que está a completar o seu tricentenário. Estes são os ingredientes que têm levado o executivo municipal a pensar em tornar Oliveira de Azeméis como a capital nacional da filarmonia.

Este desafio tinha sido deixado por Francisco Silva, presidente da FAMOA e membro da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, numa reunião do executivo deliberativo após o V Encontro de Bandas de Música do concelho realizado no dia 10 de junho. Recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, revelou a intenção do executivo municipal em organizar um concurso internacional de bandas filarmónicas no nosso concelho.

Publicidade

A revelação foi feita no dia em que foram inauguradas as obras de requalificação da Banda de Música de Carregosa (dia 19 de novembro) e que Sebastião Azevedo passou a ser o patrono da Escola de Música instalada na sede da banda.

O evento poderá acontecer no ano de 2023, e terá o empenho das seis bandas de música do concelho no apoio à sua concretização. Oliveira de Azeméis – Capital Nacional da Filarmonia é um título já há muito tempo desejado por todos aqueles que dão vida e prestígio à filarmonia do concelho.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

  1. Sem querer colocar em causa a iniciativa, nem muito menos a qualidade das bandas, bem como a excelência da existência das 6 bandas no concelho de Oliveira de Azeméis, não me parece correcto afirmar que é o concelho com mais bandas filarmónicas quando existe um concelho com 9 bandas no ativo. Basta ir à Figueira da Foz onde existem as bandas de Alqueidão, Paião, Carvalhais, Lares, Maiorca, Figueirense, Quiaios, Alhadas e Santana todas em pleno funcionamento (porque já foram mais). 😉
    Boa sorte para a excelente iniciativa!! Podem sempre convidar as bandas da Figueira da Foz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS