A Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis aprovou, por unanimidade, uma moção que reclama da empresa pública Infraestruturas de Portugal a substituição de semáforos do Pinheiro da Bemposta, revelou hoje fonte dessa autarquia do distrito de Aveiro. É mais uma força na luta da população pinheirense em prol da segurança e da evolução (uma vez que está em causa a construção de uma grande superfície) da sua freguesia.
O órgão deliberativo do concelho acompanha contestação popular quanto à sinalização luminosa atualmente existente no Largo do Cavaco, entre os quilómetros 257 e 258 da estrada IC2/EN1, e que os moradores dizem funcionar mal e representar riscos de segurança, pelo que reclamam a substituição dos semáforos por uma rotunda – como já defendido numa petição assinada por mais de 1.100 pessoas.
“Esta é uma reivindicação antiga da população local. A Junta de Freguesia apoiou fortemente esta luta, e agora o apoio unânime dos membros de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal vai permitir mostrar às Infraestruturas de Portugal que o concelho está unido nesta luta”, afirmou a presidente da União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Susana Mortágua, na apresentação da moção aos deputados municipais.
A perspetiva é a de que, tal como já foi referido pelo azeméis.net em edições anteriores, “esta rotunda é absolutamente essencial para criar condições de segurança no local e reduzir os elevados tempos de espera que a atual solução semafórica acarreta para os automobilistas”.
Câmara Municipal promete medidas vigorosas
A proposta de substituir os semáforos por uma estrutura giratória de abrandamento viário está há muito a ser analisada pela IP, mas ainda não gerou uma decisão final, o que Assembleia Municipal, Câmara e Junta de Freguesia consideram “incompreensível”, sobretudo tendo em conta que “o custo da rotunda será integralmente assegurado por um investidor privado”.
Entretanto, recentemente, e em declarações à agência Lusa, o município lançou um aviso claro: “Uma decisão que vá contra a vontade da população determinará seguramente a adoção de novas e mais vigorosas formas de luta”.
___
Auditório Comendador Ângelo Azevedo comemorou 20 anos
A última Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis ordinária descentralizada de 2023 foi realizada no Auditório Comendador Ângelo Azevedo, em São Roque. Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal, e ex-presidente da Junta de Freguesia anfitriã, assinalou o 20.º aniversário do equipamento, celebrado no mês de setembro, que foi erguido com o esforço de vários intervenientes.
Uma resposta
Inteiramente de acordo com as decisões tomadas quanto à rotunda.Sou a favor por que vou ao Pinheiro da Bemposta com frequência.