Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026

As futuras jornalistas de Azeméis

> Samuel Santos escreve sobre sonhos e sobre as futuras jornalistas de Azeméis. Uma oportunidade também de falar sobre o que é isto de ser jornalista.

30 de junho de 2014. Ávido de experiências jornalísticas para lá da estimada rádio escolar – a Rádio Impacto – uma versão mais jovem deste que vos escreve aventurou-se pelo único jornal regional à data. Entrou, apresentou-se, perguntou se podia aprender. Recebeu olhares de surpresa e foi convidado a acompanhar a secção de necrologia. Pouco me recordo daquelas semanas. Apenas saídas à rua para fotografar, além de mensagens de desencorajamento. Quem o disse não fará ideia que marcou, e provavelmente disse-o por frustração. Boa tentativa, serviu de combustível. Esta ambição precisa de muito mais para ser quebrada. Tanto que segue intacta. Anos mais tarde regressei à rádio e jornal local para acumular experiências, crescer, ser feliz e reiterar que os sonhos são passíveis de concretizar.

Volvidos quase 12 anos, recebi uma mensagem lisonjeadora. Não, não era para coordenar uma secção de necrologia.

Publicidade

“Temos duas estudantes que gostavam de ser jornalistas, podes ajudar?”

Sentir a jornada valorizada e usada como exemplo é indiscritível. O sonho passou por essa etapa. No âmbito do programa “Hello Job” – e do “Projeto Time (CDLS5G)” – a Carolina e a Matilde, jovens do Ensino Secundário na Escola Dr. Ferreira da Silva (Cucujães), entregaram-me o desafio de lhes abrir horizontes sobre o jornalismo. Na fase que atravessam, a televisão atrai e afigura-se como expoente. Sei bem. E elas também o saberão, a seu tempo. Por agora reconhecem admirar o mundo audiovisual e do jornalismo desportivo – então, nada como as levar a um bom palco.

29 de dezembro de 2025. A equipa de basquetebol feminino da Sanjoanense (ADS) recebeu as bicampeãs nacionais, o Benfica, ocasião que lotou o Municipal Paulo Pinto. Pavilhão modesto, mas fervilhante. As duas jovens aspirantes – por cortesia da FPB e da ADS – tiveram a oportunidade de conhecer as protagonistas, o palco principal e os bastidores, o posto de narração e os meandros de uma transmissão televisiva à escala nacional. Estavam entusiasmadas, sensação que redobrou a minha energia e responsabilidade para narrar aquele duelo a solo.

O que é ser jornalista? Para alguns poder, fama e riqueza, pois o ego é saciado pelo retângulo iluminado e pelas redes sociais. Vivem iludidos, vazios. Apenas se servem do ofício. Ser jornalista é um modo de estar, tanto apaixonante quanto difícil de equilibrar com as restantes esferas da vida. Uma dimensão que rapidamente se dilui nas demais. Quem é o jornalista sem vida em sociedade, sem reflexão e sem crítica?

Nas últimas semanas, a Mariana – do Ensino Secundário na Escola Ferreira de Castro – juntou-se à Matilde e à Carolina. Estou convicto de que estas jovens vão edificar o próprio percurso com convicção. Afinal, investirem horas para se descobrirem e desafiarem é um corajoso passo rumo à felicidade.
Para lá dos deveres académicos e profissionais, estas jovens têm o direito de serem encorajadas por iniciativas como o “Hello Job” – e o “Projeto Time (CDLS5G)” – o mote para as raízes servirem de motor para a felicidade. É uma responsabilidade de todos, independentemente da área profissional ou do ramo de estudos. Os netos de Abril querem-se a sonhar!

A determinação destas três jovens lembrou-me do Samuel de 2014. E de 2005, quando tudo isto começou.

A fechar, e uma vez que a 13 de fevereiro se assinalou o Dia da Rádio, esta carta impõe a menção da Rádio Impacto, que nesse dia completou 28 anos. Um lugar que serviu de porto seguro – até refúgio – durante cinco anos, onde muito aprendi e cresci, além de assumir a paixão pela rádio. Fui felicíssimo e a partir de lá abri inúmeras portas. Um dia visito o professor Paulo, a Rádio Impacto e a Escola Ferreira de Castro. Levo-os na alma.

Santiago de Riba-Ul,
[madrugada] 15 de fevereiro de 2025

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS