A UD Oliveirense chega à penúltima jornada da Liga 2 a ocupar o 17.º lugar da tabela classificativa com 28 pontos, menos dois pontos do que o Paços Ferreira que se encontra no lugar que obriga ao play-off de despromoção, e menos quatro que a equipa B do FC Porto que se encontra no primeiro lugar acima da linha de água.
A equipa de Oliveira de Azeméis pode garantir a permanência se vencer nas duas últimas jornadas, contra Marítimo (sábado, 10, às 14h00) e FC Felgueiras (sábado, 17, às 18h00), o Paços de Ferreira não alcançar mais de três pontos nos jogos contra o FC Felgueiras e o Académico de Viseu, e o FC Porto B somar apenas até um ponto nos jogos contra o Portimonense e Benfica B.
A UD Oliveirense pode ainda ascender à posição que obrigará a disputar o play-off de despromoção se se confirmar um desses cenários com ‘castores’ ou ‘dragões’, ou então se vencer apenas um jogo, mas o Paços de Ferreira perder os dois encontros.
Portimonense, Paços de Ferreira e UD Oliveirense podem terminar a II Liga com 34 pontos, hipótese que, face aos confrontos diretos, vale o 15.º lugar aos algarvios, o 16.º posto aos oliveirenses e o 17.º aos pacenses, que juntar-se-iam assim ao Mafra, 18.º e último da prova, na descida direta à Liga 3.
Outro cenário de igualdade pontual pode verificar-se entre FC Porto B, Paços e Oliveirense (32 pontos), o que traduzir-se-ia numa hierarquia com os ‘dragões’ no 15.º lugar, a formação de Oliveira de Azeméis no 16.º e os pacenses no 17.º.