Arquiteto oliveirense trabalha com Siza Vieira e ajudou no “desenho” do Museu da Arte e da Educação da China

Carlos Castanheira é um arquiteto oliveirense que trabalha há 15 anos de perto com Siza Vieira em território chinês. É deles a responsabilidade do plano arquitetónico do Museu de Arte e Educação inaugurado no dia 21 de novembro.

0
Protótipo do MOAE – Huamao Museum Of Art Education e o Arq.º Carlos Castanheira (ao lado direito)

Há um oliveirense que trabalha de perto com Siza Vieira, o mais premiado arquiteto português de sempre, há cinco anos em território chinês. Chama-se Carlos Castanheira e é o responsável pelo projeto arquitetónico de requalificação do Mercado Municipal e instalação de Estação Multimodal de Transportes, no centro de Oliveira de Azeméis.

Publicidade

Nos últimos dias tem sido notícia depois da inauguração no dia 21 de novembro do MOAE – Huamao Museum Of Art Education (Museu de Arte e Educação) de Dongqian Lake, em Ningbo, na China, que foi um trabalho conjunto de  Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira.

O Museu de Arte e Educação de Ningbo é considerado pelos autores, citados na descrição que apresenta o projeto, “um pequeno museu que é enorme por dentro, encostado à colina levita do terreno e ondula na forma. Intriga de elegância e de mistério. Nada é óbvio neste pequeno edifício”.

Refira-se que este não é o primeiro projeto com a assinatura dos dois arquitetos portugueses na China, sendo que ambos já tinham desenhado o “Edifício sobre a Água”, trata-se um grupo de escritórios de uma fábrica de químicos sobre um lago artificial em Huaian, e o “China Design Museum”, em Hangzhou. Estas são obras que marcam um percurso de sucesso dos dois autores naquela região.

Carlos Castanheira já trabalha do lado de Siza Vieira no mercado asiático há 15 anos. Iniciou-se com um Pavilhão na Coreia do Sul, em 2005, e a dupla de arquitectos já projetou vários edifícios na Coreia do Sul e na China, conforme referido em cima, e também em Taiwan.

Há, aliás, uma exposição patente na Fundação Serralves que mostra a história desta dupla de sucesso. Chama-se “Orient Express – Viagem de Retorno”, foi inaugurada em finais de janeiro de 2019 e que poderá ser visitada até 6 de dezembro de 2020.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui