Terça-feira, 21 de Maio de 2024
Terça-feira, 21 de Maio de 2024

“Agora vamos com com toda a confiança para os playoffs e para a Liga dos Campeões”

> Chegando ao final da fase regular do campeonato nacional, aproxima-se o momento das grandes decisões. Frederico Mascarenhas, treinador-adjunto de Paulo Pereira faz um balanço da época, e perspetiva os playoffs do campeonato nacional e Liga dos Campeões. 

azeméis.net – Qual o balanço desta primeira fase da época? A UD Oliveirense terminou na quinta posição da tabela classificativa, era lugar que era pretendido?

Frederico Mascarenhas – Claro que não era o lugar pretendido. Gostávamos de ter ficado mais à frente. Realmente entrámos entrámos mal no campeonato, e isso acabou por nos custar logo ali uns quantos pontos que nós devíamos ter agora a mais. Mas a verdade é que fizemos uma boa segunda volta. Nesta segunda volta ganhámos praticamente todos os jogos. Empatámos dois jogos,e perdemos dois. Nós não estamos sozinhos. Os adversários também têm qualidade, mas nós sabemos que que podíamos ter feito muito melhor principalmente  na fase inicial da época.

Publicidade

O que houve de diferente entre a primeira volta e a segunda volta desta primeira fase?

Não é que tenha sido alguma coisa diferente. O trabalho vai-se consolidando. A equipa vai melhorando, vai adquirindo melhor os processos, e, portanto, a partir nós vamos sendo tanto melhores quanto mais trabalhamos. É como tudo. Foi um bocado por aí. Tivemos dois empates logo nos dois primeiros jogos iniciais que nos custaram quatro pontos. Mas a verdade é que eu acho que fizemos uma segunda volta bastante boa, a equipa tem vindo a crescer bastante a nível ofensivo e defensivo. Também sabíamos que este era o acesso ao lugar no playoff, em que só era decidido o adversário e factor casa.

Chegaram à última fase da fase regular em quinto lugar, ainda com a possibilidade de descer ao sexto lugar. Mediante a posição na tabela classificativa o adversário seria diferente nos quartos de final [n.r: em caso do sexto lugar, a equipa adversária nos playoffs seria o Oq. Barcelos]. Entraram no jogo com máquina calculadora, ou jogaram o jogo pelo jogo?

Jogámos o jogo pelo jogo. Não, não valia a pena estar a jogar com a máquina calculadora- Percebemos que tínhamos que ganhar. Entramos em todos os jogos para ganhar. Mesmo se a classificação já tivesse fechada, nós íamos sempre entrar em campo para ganhar. Temos que  adquirir uma uma dinâmica de vitórias grandes,que foi o que conseguimos agora nesta segunda volta, e acho que a equipa está de parabéns por fazer uma segunda volta muito boa. Agora vamos com toda a confiança para os playoffs e para a Liga dos Campeões. 

Como é que encara o confronto com o FC Porto nos quartos de final dos playoffs do campeonato nacional?

Perdemos o jogo no Porto no último segundo, praticamente, e foi até um jogo que estivemos a ganhar. Podíamos ter tido um resultado completamente diferente, e ganhámos o jogo neste pavilhão. Portanto, acho que vai ser um jogo muito bom entre duas excelentes equipas, em que as duas equipas vão com a ambição de ganhar e não ficar pelos quartos de final. É com essa ambição que nós vamos defrontar o Futebol Clube do Porto ou qualquer outro adversário.

A UD Oliveirense parte para os playoffs de com o objetivo de chegar à final do campeonato nacional? Acredita que é possível lá chegar?

Como já disse, entramos em todos os jogos com a ambição de ganhar. Este é o melhor campeonato do mundo, supostamente. As outras equipas têm muito valor, como nós também temos muito valor. Portanto, chegamos a um ponto agora em que as equipas são de tal forma equilibradas que todas podem ganhar a todas. E agora vai ganhar a equipa que for melhor. No cômputo geral acho que todos serão jogos tão equilibrados, e que ninguém parte como favorito. É verdade que não entrámos bem no campeonato, mas tivemos uma segunda volta até, se calhar, muito melhor do  que o FC Porto, então ninguém nos diz que nós não podemos ambicionar passar os quartos, depois as meias e chegar ao final e ganharam.

É verdade que não entrámos bem no campeonato, mas tivemos uma segunda volta até, se calhar, muito melhor do  que o FC Porto

Como é que sente a animosidade do balneário neste momento? 

O balneário está com a ambição de ganhar. São jogadores super experientes, já todos que fizeram uma boa carreira de seleção, e  já participaram todos em jogos desta importância. Alguns já ganharam esta o campeonato e a Liga dos Campeões. Portanto, estão à espera, com toda a naturalidade, que venham os próximos jogos. e com a ambição máxima de ganhar todos os jogos.

Acredito que temos todas as capacidades para poder ganhar, como temos todas as capacidades para poder ganhar a qualquer adversário

Sobre a participação na Liga dos Campeões 

Sobre a Liga dos Campeões. Qual a expectativa no confronto contra o Trissino, campeão italiano e também campeão da Liga dos Campeões em título? 

É o campeão italiano, e ganhou o grupo do FC Porto. É uma equipa com maioritariamente jogadores italianos, todos de grande nível. Sabemos vai ser um jogo duríssimo, como aliás são todos os jogos da Liga dos Campeões. 

Também é possível acreditar em chegar à final? 

Nós não podemos estar a pensar na final se não ganharmos os quartos de final e as meias-finais. Temos que ir passo a passo, e esperar primeiro para ganhar os quartos de final contra o Trissino, que é uma excelente equipa.

O balneário está com ambição de ganhar

___
Veja a entrevista em vídeo

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS