Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

AECOA apresentou plano ambicioso para 2025 e já tem novo site

> Associação empresarial oliveirense começou o ano com uma novidade: o lançamento de um novo site. Com vários projetos já aprovados, o objectivo principal passa pela autosustentabilidade. Orçamento para 2025 é de meio milhão de euros.
Primeira Assembleia Geral da AECOA em 2025
Primeira Assembleia Geral da AECOA em 2025

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) aprovou, em reunião de Assembleia Geral, que decorreu em dezembro último, o Plano de Atividades e o Orçamento previstos para 2025, e  este ano as metas passam por “alargar a rede de Associados e assegurar a sua autossustentabilidade económica, no sentido de se tornar uma entidade autónoma, capaz de colmatar as respetivas necessidades de funcionamento”, conforme pode ler-se no documento.

Apresentados em traços gerais pelo diretor executivo, António Pinto Moreira, são de realçar três eixos estratégicos, que sustentarão as ações desta entidade em 2025: aproveitar de forma eficiente o ‘Portugal 2030’, “o que permitirá candidatar e executar projetos de valor para a Associação e para os seus Associados”, identificar oportunidades de desenvolvimento e inovação para as empresas, “através da elaboração de candidaturas e da oferta formativa, no âmbito das Normas Nacionais de Formação – HST”; e projetar a notoriedade e a imagem da AECOA e do seu posicionamento na região, o que, aliás, já tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos.

Publicidade

Projetos financiados já aprovados

O trabalho de proximidade, desenvolvido junto dos Associados em particular e do tecido empresarial, de um modo geral, tem proporcionado à AECOA diagnósticos sobre a realidade do empresariado, sobretudo das NUT II Norte e Centro. Com este posicionamento, a Associação Empresarial procura “encontrar soluções diversificadas, através da elaboração de candidaturas no âmbito do atual quadro comunitário de apoio [‘Portugal 2030’]” e de outros incentivos, como o PRR e mesmo nacionais.

Muitas foram as candidaturas já submetidas e, neste momento, aprovados estão dois projetos de formação empresarial ao nível dos Sistemas de Incentivo para a Qualificação de Recursos Humanos (SIQRH), no âmbito do Cluster Produtech. 

A AECOA concorreu, também, a vários outros concursos e aguarda a decisão final, nomeadamente ao um projeto conjunto de Internacionalização e dois SIAC (Qualificação e Internacionalização).

Neste arranque de 2025, a associação empresarial prepara-se para as candidaturas às tipologias de Formação-Ação (SIQRH) e Sistemas de Incentivo – Projeto Conjunto de Qualificação. 

De reter ainda que a AECOA disponibiliza-se a apoiar as empresas no sentido de diagnosticar, analisar e enquadrar as suas necessidades em eventuais candidaturas a incentivos do estruturais. Assim, atualmente encontra-se a elaborar duas novas candidaturas (individuais) para outras tantas empresas Associadas, tendo visto recentemente aprovada uma que submeteu para PME do concelho de Oliveira de Azeméis.

Estudos, novo site e aposta em ações de dinamização

A AECOA pretende, ainda em 2025, elaborar mais estudos, nomeadamente nas temáticas das “Normas e Práticas das Empresas no âmbito da ESG” e da “Inovação e Transição Digital”. Segundo Pinto Moreira, estes visam “fornecer um suporte estratégico às empresas, ajudando-as a prepararem-se para os desafios do futuro e a alinharem-se com as novas exigências do mercado”.

Por outro lado, na área da comunicação e marketing, e das relações públicas e institucionais, de realçar que este início de novo ano ficou já marcado pelo lançamento do novo website da instituição (www.aecoa.pt), enquanto que se prevê para o encerramento de 2025 a criação do ‘Selo Verde AECOA’ – um reconhecimento às empresas Associadas que implementem práticas sustentáveis – ambientais, sociais (responsabilidade social) e de governação. O Ciclo de Webinars, que arrancou nos últimos quatro meses de 2024, será para continuar com relevo para as temáticas da dupla transição (ambiental e digital), sustentabilidade e fatores ESG, e Literacia Financeira, entre outras.

Orçamento e opções financeiras

O orçamento aprovado para o corrente ano aponta um total de gastos de 536.867,34 euros e de rendimentos de 548.576,17 euros, prevendo um resultado de exercício positivo. Nesta matéria, importa salientar que a “estratégia financeira” assenta em três pilares: aproveitar os incentivos não reembolsáveis do ‘Portugal 2030’ e PRR; desenvolver serviços de valor acrescentado para as empresas, que sejam disponibilizados em concorrência comercial direta no mercado de serviços; aumentar a receita direta, através do aumento do número de Associados.

Na opinião do diretor-executivo, estes planos “são exequíveis, realizáveis; temos é de trabalhar bastante para os concretizar”. Já o secretário do órgão deliberativo, José Seabra, que assumiu a presidência desta reunião por ausência do seu presidente, Casimiro de Almeida, considerou serem “ambiciosos” e demonstram que, “apesar da conjuntura económica, nacional e internacional, a equipa de trabalho da AECOA tem sabido estar à altura, com dinamismo, movimento, espírito de iniciativa”. Estas palavras foram corroboradas pelos presentes, que apresentaram um voto de apreço e reconhecimento “à equipa que aqui trabalha e que aguenta, no dia a dia, a vicissitudes e os contratempos”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS