No dia 25 de outubro, a paróquia de São Martinho da Gândara esteve em festa. O seu pároco, Padre Domingos Gomes de Almeida, completou 90 anos de idade e comemorou os seus 66 anos de vida sacerdotal.
O Padre Domingos foi ordenado a 5 de agosto de 1956, na Sé do Porto, e deste então esteve a colaborar com o seu tio-padre Agostinho, que na altura era pároco desta freguesia. No dia 6 de abril de 1961, o Bispo D. António Ferreira Gomes nomeou-o para ser o pároco da comunidade de São Martinho.
Ao longo destes 66 anos, tem sido um exemplo de humildade, simplicidade, amor, alegria e juventude para connosco. Tem sido uma longa caminhada de dedicação e de entrega. Para marcar a data do seu 90.º aniversário, a comunidade organizou uma Eucaristia de ação de graças, agradecendo todo o carinho, dedicação, compromisso, entrega e amor que o pároco tido para com eles.
Na celebração, o Padre Domingos agradeceu esta surpresa e a presença da comunidade, bem como a presença de alguns colegas, tais como Padre Álvaro, Vigário de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira; Padre Artur e Padre Filipe, conterrâneos, Padre Amaro e Padre Pinho, Missionários da Boa Nova; e o Padre Francisco, Passionista de Santa Maria da Feira.
Na homilia, o pároco ressalvou: “É importante realizar a unidade do amor, da esperança e do perdão entre todos e estarmos abertos à comunhão da fé e do amor no mundo. Peço ao Senhor que me dê força e energia para continuar a ser testemunha Dele e que Ele continue a habitar no meu coração e no coração de cada um de vós.”
No momento de ação de graças, a comunidade apresentou um vídeo com algumas fotos do seu serviço pela comunidade e ofereceu um ramo de flores e um quadro da “Última Ceia”. O Vigário transmitiu a mensagem do Sr. Bispo do Porto, Manuel Linda, e do Sr. Bispo auxiliar Vitorino Soares, que não puderam estar presentes, tendo enviado as suas felicitações pelos anos de vida e pelo seu ministério sacerdotal em favor do povo de Deus. O padre Álvaro agradeceu ainda à assembleia por serem rebanho unido e ativo, sem o qual não poderia existir pastor. O presidente da Junta de Freguesia agradeceu-lhe pela colaboração e amizade. Também esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
A comunidade que organizou este momento festivo realça o agradecimento “à padaria “Doce Oliveira” pela oferta do bolo de aniversário e ao Estúdio Nunes de Avanca pelo registo fotográfico gratuito”.
“Toda a comunidade São Martinhense agradece o empenho e amizade do Padre Domingos. Que o Espírito Santo lhe dê forças para continuar a exercer a sua missão com ânimo e sabedoria e que Deus continue a protegê-lo, a iluminá-lo e a conceder-lhe as bênçãos necessárias para a sua missão”, finalizam.
Uma resposta
Conhecer o P. Domingos foi, é e será uma honra.Ter participado,da festa dos 90 anos, mesmo que a distância foi um privilégio que me deu uma alegria que nem consigo medir.Eu gostaria que Deus desse muitos anos de vida ao meu querido amigo P.Domingos. Agradeço a toda a equipe que fez essa linda homenagem ao Nosso Padre Domingos.