No passado dia 26 de setembro, o Auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva recebeu uma Ação de Curta Duração (ACD) dedicada ao tema Sustentabilidade e Inclusão na Educação, cofinanciada pelo Programa Erasmus + da União Europeia.
A sessão iniciou com um momento cultural, a cargo das alunas do 11.º A, Ana Brandão e Lara Teixeira, que interpretaram com flauta transversal, Imagine, de John Lennon, proporcionando um ambiente simbólico e inspirador.

Seguiram-se os discursos de abertura, com o diretor do Agrupamento de Escolas, professor António Figueiredo, a destacar a importância do Programa Erasmus+ no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, salientando o impacto que os projetos têm tido tanto nos/as alunos/as, como nos docentes. Por sua vez, o vereador da Educação da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral, enalteceu o trabalho constante desenvolvido no nosso Agrupamento de Escolas, sublinhando a relevância da aposta em projetos europeus que contribuem para a qualidade da educação e para a construção de uma escola mais inclusiva.
A professora Anabela Silva, responsável pelos projetos Erasmus+, orientou os diferentes momentos da sessão e apresentou o projeto Sustainable Inclusive Education (SIE) Program. Este projeto, em parceria com organizações, escolas e universidades da Roménia, Turquia, Macedónia do Norte, Grécia e França (Martinica) deu origem a uma plataforma e-learning destinada a apoiar a inclusão de alunos estrangeiros e de estudantes com dificuldades de aprendizagem. As professoras Olga Maciel, Ivone Almeida e Ana Maria Neves deram a conhecer a ferramenta e conduziram uma atividade prática, que possibilitou aos participantes experimentarem os recursos disponíveis e refletirem sobre a sua aplicabilidade no quotidiano escolar.
+ OFERTA DE EMPREGO: Restaurante Brasão de Azeméis está a contratar colaboradores para várias funções



A ACD serviu também para divulgar o trabalho realizado no âmbito de outros projetos Erasmus+, nomeadamente o projeto Euro Diversity Promotes Inclusion and Tolerance. A professora Márcia Silva apresentou o enquadramento do mesmo e dinamizou a partilha de testemunhos de docentes e alunos/as que participaram em mobilidades à Turquia e à Macedónia do Norte, evidenciando os ganhos educativos, culturais e pessoais que delas resultaram. Num momento simbólico e emocionante, cinco estudantes, que participaram numa das mobilidades enalteceram, através de um texto comovente, o acompanhamento de várias professoras, encerrando a homenagem com a oferta de uma rosa a cada uma delas.
Esta ação reforçou a importância da inclusão, da sustentabilidade e da cooperação europeia na educação. A aposta em projetos Erasmus+ evidencia o compromisso do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva em privilegiar a promoção do desenvolvimento pessoal, académico/profissional dos seus discentes e docentes.




