Não é uma novidade, nem se pode considerar propriamente uma novidade, mas deixou de haver espaço para alguma dúvida que ainda pudesse existir: Joaquim Jorge irá avançar com a candidatura para um terceiro mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Mas há uma peculiaridade em como a informação se tornou pública. Foi Óscar Teixeira, durante a sua apresentação oficial como candidato a um terceiro mandato à freguesia de Fajões, que se dirigiu a Joaquim Jorge como recandidato a liderança da autarquia oliveirense.
Foi a primeira vez que Joaquim Jorge foi assim apresentado. Ainda que não seja oficial. Ao que o azeméis.net apurou, a concelhia do PS anunciará nas suas redes sociais nos próximos dias os candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal.
“É um homem presente nas freguesias, nas associações e na vida da população oliveirense. Deixo-vos com as palavras do meu caro amigo e candidato à Câmara Municipal, o engenheiro Joaquim Jorge”, foi assim que Óscar Teixeira se dirigiu a Joaquim Jorge no final da sua intervenção.
Veja o vídeo:
O primeiro candidato a três mandatos
Com a candidatura de Joaquim Jorge confirmada, o primeiro socialista a vencer a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (aconteceu em 2017), e o primeiro líder de uma candidatura a eleger seis vereadores para a autarquia oliveirense (nas autárquicas 2021), prepara-se para ser o primeiro presidente a lutar por um terceiro mandato. A ficar 12 anos no poder, portanto.
Desde que os oliveirenses foram chamados às urnas para votar nas eleições locais, depois da Revolução de Abril de 1974, nunca escolheram o mesmo candidato três vezes consecutivas.
Flávio Beleza Laranjeira foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis em Estado Democrático. Governou, por nomeação, entre 1974 e 1975. Licínio Vieira Dias foi o primeiro líder de executivo eleito, entre 1975-1979, Bento Manuel Azevedo Teixeira Lopes (1980-1985), Ramiro Ferreira Alegria (1985-1993), Angelo da Silva Azevedo (1993-2001), Ápio Assunção (2001-2009), Hermínio Loureiro (2009-2016), e Isidro Figueiredo (2016-2017).