Terça-feira, 6 de Maio de 2025
Terça-feira, 6 de Maio de 2025

Cesar será o palco do VIII encontro de Bandas de Música do concelho de Oliveira de Azeméis

> Evento agendado para dia 10 de junho, acontecerá pela primeira vez numa freguesia sem banda. Evento com orçamento de 28 mil euros.
O VII Encontro de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis reuniu mais de 400 músicos no Largo da República e no Pavilhão António Costeira
O VII Encontro de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis reuniu mais de 400 músicos no Largo da República e no Pavilhão António Costeira

A oitava edição do encontro de Bandas de Música do concelho de Oliveira de Azeméis, agendada para o dia 10 de junho (terça-feira), traz uma decisão carregada de simbolismo. A organização, que este ano estará a cargo das bandas de música de Carregosa e Fajões, decidiu que pela primeira vez o evento se realizasse numa freguesia que não possui uma banda música. E escolheu Cesar, o outro território, que compõe a união do Nordeste concelhio.

As duas bandas organizadores justificação que o “gesto histórico” na escolha de Cesar como palco “não é por acaso, não por conveniência, mas por justiça”.

Publicidade

“Cesar é terra de gente nobre, de mãos que constroem e corações que amparam. Ao longo dos anos, foi abrigo, sustento e força invisível por detrás de inúmeras realizações das nossas bandas. Hoje, damos voz a esse reconhecimento. Elevamos Cesar à condição de palco – não apenas físico, mas simbólico – da união filarmónica do nosso concelho”, começa por explica a organização em nota publicada nas redes sociais.

“Neste gesto, não há concessão, mas afirmação. A afirmação de que a música vive para além dos seus intérpretes, que a cultura pertence a quem a sente, a quem a acolhe, a quem a celebra”, continua.

“Levar este encontro a Cesar é proclamar, com claridade, que nenhuma banda existe sozinha – que o seu pulsar depende também das comunidades que a envolvem, a sustentam e a inspiram”, conclui.

Publicidade

Assim, no dia 10 de junho, Cesar será mais do que uma freguesia anfitriã, “será a capital simbólica da música filarmónica do concelho”. E será nesta terra que as seis bandas participantes (a Banda de Música de Loureiro, a Banda de Música do Pinheiro da Bemposta, a Sociedade Filarmónica Cucujanense, a Banda de Música de Santiago de Riba-Ul, para além das bandas de música organizadoras, de Fajões e Carregosa) que deixarão “o testemunho de uma gratidão que não se mede em palavras, mas em gestos com memória”.

Orçamento de 28 mil euros

A edição do ano passado foi marcada pela polémica por questões logísticas relacionadas com o almoço oferecido aos músicos, como demos conta aqui. Cerca de 400 músicos foram racionados com massa à bolonhesa e água… da torneira. Este ano há uma diferença no apoio e na logística.

Para a oitava edição do encontro de bandas de música do concelho de Oliveira de Azeméis, o executivo camarário concedeu um apoio de 28 mil euros às bandas organizadoras, que terão a seu cargo toda a logística do evento, incluindo a refeição a ser fornecida aos músicos.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS