No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal (4 outubro), a Câmara Municipal, em parceria com o Parque Biológico de Gaia, procedeu esta segunda-feira, dia 14 de outubro à devolução de uma ave de rapina à natureza.
Os alunos do 4.º ano da escola EB 2,3 de Carregosa conheceram então uma ógea, um pequeno falcão que necessitou da intervenção e cuidados dos colaboradores do Parque Biológico de Gaia, representado hoje pelo técnico Hugo Oliveira. Esta pequena ave foi assim libertada e devolvida à natureza, usufruindo de uma grande ovação dos presentes.
Nesta iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis estiveram também presentes o Cabo Almeida, do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Oliveira de Azeméis, e representantes da Junta de Freguesia de Carregosa e do Serviço Médico Veterinário Municipal.
A importância deste tipo de iniciativas é reforçada pelo vereador do ambiente, Rogério Ribeiro. “Esta sensibilização junto das crianças adquire especial importância, pois permite que esta informação chegue depois aos pais e lhes faça perceber a necessidade de agirem no caso de encontrarem alguma ave ferida ou alguma ave bebé caída de um ninho, e estes alertarem as entidades competentes, para que se possa prestar o auxílio adequado a estes animais”, afirma.