O projeto Robotics Funny Learning TM Academy é um conceito revolucionário para alunos com necessidades especiais (NEE) que está a ser implementado desde outubro do ano passado no Espaço Robótica e Criatividade do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, com a coordenação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis em parceria com o Shape Everyday Life.
O mundo está a mudar rapidamente e a tecnologia está a avançar a um ritmo sem precedentes. Compreender e criar tecnologia requer um conjunto particular de competências e os robôs educacionais oferecem uma oportunidade única de envolver os alunos, principalmente em situação de vulnerabilidade social e em particular com deficiência, na aprendizagem e no desenvolvimento dessas competências, essenciais para futuras carreiras nos campos STEAM e em toda a força de trabalho.
Assim, a Robotics Funny Learning TM Academy pretende ser um game changer para estudantes com NEE, em que os participantes aprendem a construir robôs autónomos móveis, de forma simples e divertida, apoiados por facilitadores qualificados com conhecimentos sobre como construir e programar o robô. Aprendem sobre soldar placas eletrónicas, componentes eletrónicos, princípios básicos de mecânica e programação, entre outros.
A mostra de trabalhos realizados aconteceu no final de maio e contou com a visita da vereadora Inês Lamego e do diretor do Agrupamento de Escolas, António Figueiredo, naquele que é o evento de final de temporada onde todas as equipas se reúnem para comemorar e participar em diversos desafios opcionais como evasão de obstáculos, corrida dos campeões, dança e fun Challenge.
O projeto Robotics Funny Learning TM Academy está inserido na operação individual 107 ‘Normal é Ser Diferente’, no âmbito do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas de Oliveira de Azeméis.
Boas classificações
“O digital diz muito as novas gerações, e até nós, os mais crescidos, somos conquistados por estas linguagens digitais, e a escola para além das disciplinas tradicionais, tem outras áreas de interesse como é robótica. Esta é uma área em que investimos forte, e os alunos aderem com uma força enorme, principalmente os alunos do 2.º e 3.º ciclo. A robótica acaba por servir também com um momento de orientar os alunos corretamente na utilização do digital”, afirma ao azeméis.net .A equipa de robótica, saliente o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silca, tem participado e se destacado em atividades a nível nacional. “Estivemos durante este ano letivo em Santarém e também em Braga, e a equipa da nossa escola ficou muito bem classificada”, conclui