Um homem de 62 anos começou a ser julgado na quarta-feira, dia 8 de maio, no Tribunal de Santa Maria da Feira pela tentativa de rapto de uma criança de quatro anos durante as festas em honra de Nossa Senhora de La Salette no ano passado. Encontra-se preso preventivamente até que o processo seja concluído.
O caso remonta ao dia 8 de agosto de 2023. O Ministério Público acusa o arguido de por voltar da meia-noite ter visto a criança, filha de pais feirantes, e de a observá-la atentamente. Ainda segundo a acusação o homem de 62 anos chamou a criança, passou-lhe a mão pela cabeça, tendo tentado levado para casa.
Uma mulher testemunhou contra o arguido em sede de Justiça, e contou ao coletivo de juízes que o arguido se encontrava com um olhar muito fixo na criança, e que fez sinal à mesma para que fosse ter com ele, acrescentando que começou a acarinhá-lha, e entrou numa zona do jardim que não tinha luz.
O arguido, que já foi condenado anterior por crimes relacionados com menores, e agora responde por um crime de rapto qualificado na forma tentada, negou a acusação. Argumento que a criança se aproximou dele pedindo qualquer coisa que pareceu ser moedas. “Eu disse que não tinha moedas e empurrei-a; não peguei na criança, só lhe toquei para a afastar de mim e segui o meu caminho”, afirmou em tribunal.