O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) aplicou uma cirurgia na coluna vertebral que foi realizada pela primeira vez em Portugal no hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira . “A nova técnica cirúrgica inovadora da coluna vertebral acelera radicalmente a recuperação do doente”, explica a direção do centro hospitalar em comunicado.
A intervenção realizada em dezembro no Serviço de Ortopedia do CHEDV “foi a primeira cirurgia endoscópica biportal unilateral (UBE-unilateral biportal endoscopy) no tratamento de hérnias discais lombares, tendo vindo a desenvolver um treino intensivo na nova técnica, estando neste momento já disponível para todos os doentes elegíveis”.
O primeiro doente submetido à cirurgia UBE (endoscópica biportal unilateral), informa a direção do CHEDV, apresentava uma hérnia discal lombar com ciatalgia (irradiação para o membro inferior e parestesias). “Após a realização da nova técnica cirúrgica o doente sentiu alívio da dor, tendo recebido alta na manhã seguinte”, revela.
Os benefícios da nova cirurgia endoscópica biportal unilateral (UBE), explica a direção do CHEDV, “são significativos, uma vez que o trauma tecidual é muito reduzido e não existe nenhum dano muscular como nas grandes incisões, o que significa que o doente tem mobilidade imediata ao contrário da cirurgia convencional, tendo alta antes das 24 horas após a intervenção e uma rápida recuperação”.
Sublinhe-se o facto de já em 2017, Artur Teixeira, responsável pela Unidade de Cirurgia da Coluna do CHEDV, ter sido o primeiro noshospitais do SNS a realizar “com sucesso” as primeiras cirurgias endoscópicas a hérnia discais, “num procedimento menos invasivo e mais fácil recuperação”.