Falta pouco mais de um mês para o final da terceira prorrogação do prazo para a conclusão das obras do antigo Cine-Teatro Caracas (27 de dezembro), mas já há uma certeza: a designação deste espaço cultural será diferente a partir da sua inauguração. O antigo Cine-Teatro Caracas passará a ser Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis. É o nome que já se encontra na fachada do equipamento.
O nosso jornal deu conta disso mesmo através das redes sociais, e as reações foram diversas. Há quem concorde, mas também há quem não concorde. Questionamos o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis sobre este assunto durante a conferência de imprensa de balanço do primeiro ano do segundo mandato de Joaquim Jorge, e o autarca preferiu dar mais ênfase ao facto de Oliveira de Azeméis passar a ter um equipamento com mais qualidade.
“Os nomes das coisas são muito importantes, mas o que é importante criem respostas que ajudem as pessoas a serem e viverem mais felizes, e é isso que nos interessa que seja a missão do Cine-Teatro Caracas ou do Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis. Para nós não é importante perdermos tempo nessa discussão. Para nós o que é importante é termos um equipamento que reúna condições para dar às pessoas e aos oliveirenses a cultura que merecem. Com todas as condições. Seja de segurança, seja de conforto seja até da qualidade da programação cultural e esse é o grande desafio”, afirmou,
O edil oliveirense também sublinhou que o executivo municipal não irá patrocinar nenhuma discussão sobre designação daquela que é a casa da cultura por excelência do concelho. “Não vamos contribuir para a discussão da designação do espaço. Para nós o que é absolutamente relevante é que tínhamos um espaço muito quente no verão e muito frio no inverno, um espaço que não reunia as condições para as pessoas e também não reunia as condições para os artistas. E hoje vamos ter um edifício que altera radicalmente este panorama. Isso para nós é que é absolutamente relevante”, conclui.