Segunda-feira, 4 de Março de 2024
Segunda-feira, 4 de Março de 2024

250 novos contentores impulsionam reciclagem de resíduos verdes em Azeméis

> Esta medida insere-se na política de separação e reciclagem de bioresíduias, e representa um investimento de 584 mil euros.

Foram instalados pelas freguesias do concelho 250 contentores na via pública para a deposição de resíduos verde, num investimento de 584 mil euros, dos quais 250 mil são financiados pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), ao abrigo de uma candidatura aprovada.

 Estes contentores destinam-se apenas à deposição de materiais como restos de jardinagem, ramos (pequenas podas), relva, folhas, flores, mas sem mistura de terra ou contaminantes como produtos químicos. Também poderão ser depositadas aparas de madeira sem tratamento.

Publicidade

A autarquia sublinha que a população não deve  usar sacos plásticos nos contentores de resíduos verdes, “no entanto, no caso de ser necessário o transporte dos resíduos em saco, o procedimento é não os fechar, para facilitar a sua posterior retirada sem contaminar o composto final”. Estes resíduos serão recolhidos pela empresa Prézero num circuito dedicado a estes resíduos e transportados para a ERSUC, para valorização energética ou para compostagem.

Esta medida, esclarece a câmara municipal de Oliveira de Azeméis em comunicado, insere-se na política de separação e reciclagem dos biorresíduos verdes evitando o seu envio para aterro, conforme determina uma diretiva europeia que obriga os Estados Membros a implementarem, até dezembro de 2023 a separação deste tipo de resíduos.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS