A convite do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a Banda de Música de Santiago de Riba Ul, a mais antiga banda do país, com 300 anos de história celebrados em 2022, interpretou ontem, dia 5 de janeiro, o Concerto de Reis na Assembleia da República, no dia em que a terra berço, Oliveira de Azeméis, celebrou 224 anos de elevação a concelho.
“Extraordinário motivo de orgulho para os santiaguenses e os oliveirenses poderem celebrar na casa mãe da democracia marcos históricos tão importantes, tendo em conta a importante missão desta coletividade, ao longo dos tempos, de promoção cultural, musical, cívica e social de tantas gerações”, vinca autarquia.
“É este mais um marco que ficará na memória coletiva das nossas gentes e que representa uma digna homenagem a uma instituição tricentenária, que tem sido distinguida com várias condecorações e homenagens pelo seu valor artístico e patrimonial”, acrescenta.
Já a direção da Banda de Música de Santiago de Riba-Ul referiu-se a “um dia bonito”, numa nota partilhada nas redes sociais para descrever a atuação histórica na casa da Democracia.