Yoan da Silva Pereira, de 17 anos, nascido no Luxemburgo, mas com raízes profundas à União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, sagrou-se campeão do mundo de futebol Sub-17 na quinta-feira, dia 27 de novembro. Os pais são naturais da freguesia do Pinheiro da Bemposta, e foi com a sua família, tal como demonstra a imagem que publicamos, que celebrou o título inédito da seleção portuguesa como campeã do mundo em sub-17, após derrotarem a seleção da Áustria, por 1-0, na final da competição disputada no Estádio Internacional Khalifa, no Qatar (na meia-final derrotou o Brasil após grandes penalidades).
O jovem jogador, que joga na posição de avançado, está ao serviço da equipa de sub-19 do Futebol Clube do Porto. Começou a sua carreira futebolista na época 2021/2022 nos sub-15 SC Alba, de Albergaria-A-Velha. Na época seguinte mudou-se logo para a equipa dos dragões. Yoan foi sido uma das figuras de destaque na seleção nacional, orientada por Bino Maçãs. Foi jogador utilizados em seis dos oito jogos da seleção portuguesa no campeonato do mundo. Na final contra a Áustria entrou em jogo ao minuto 66. Esta conquista fica para a história. Depois de Riade 1989, e Lisboa 1991, conquista do título de campeão do mundo em sub-2020, há agora Doha 2025, pelo título mundial em sub-17.

Yoan Pereira repetiu o êxito do último junho, quando fez parte da seleção que conquistou o campeonato da Europa Sub-17, após vencer a França por 0-3, em final disputada na Arena Kombëtare, em Tirana. Refira-se que com esse triunfo, Portugal somou o terceiro título europeu da categoria, depois das conquistas de 2003 e 2016 — marcos que reforçam a tradição formadora do futebol nacional.
O executivo da União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, através de uma nota publicada nas redes sociais, congratulou o jovem pelo título de campeão do mundo: “Este feito extraordinário enche-nos de orgulho! Em nome da União de Freguesias, deixamos uma palavra de parabéns ao atleta à sua família e à Seleção Portuguesa de Futebol Sub-17. Que este seja apenas o início de uma carreira brilhante. Estamos todos a torcer por ti”, pode ler-se na nota publicada”.



