A UD Oliveirense perdeu a invencibilidade em Ovar na jornada 6 contra a AD Ovarense, 79-78, e na 7.ª jornada provocou a primeira derrota do Sporting CP, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, por 90-85, e confirma o estatuto de equipa que poderá intrometer-se na luta pelo título. A equipa orientada por João Figueiredo ocupa o terceiro lugar, com 11 pontos, menos um do que SL Benfica (2.º), e menos dois do que o Sporting CP (1.º), mas tem menos um jogo disputado (só acertará calendário quando defrontar o FC Porto no dia 16 de janeiro, em jogo referente à 3.ª jornada).
O Sporting CP ainda conseguiu venceu o primeiro quarto por 25-21, mas a UD Oliveirense chegou ao intervalo já em vantagem (50-48), e passou a controlar o jogo. No terceiro quarto a equipa de Oliveira de Azeméis voltou a ser mais forte (16-13). As emoções estiveram mais vivas no quarto e último período (24-24). Apesar de toda a pressão dos leões, a UD Oliveirense conseguiu manter sempre a vantagem de cinco pontos.
O norte-americano Wes Wahpun foi o jogador em na equipa da UD Oliveirense, e confirma o estatuto de estrela da equipa nesta fase inicial. Foi mais uma vez considerado o homem do jogo (23pts, 8res, 5ast, 1rb).