Depois de Ossela, Ul, Santiago de Riba-Ul, e (a mais recente) Pinheiro da Bemposta, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis prepara-se para investir na construção de uma nova ETAR na freguesia de Pindelo, a quinta no concelho, que responderá às fragilidades do nordeste.
Trata-se de um investimento de 1,75 milhões de euros que será lançada a concurso no primeiro semestre do próximo ano e que está incluída no pacote de investimento da expansão da rede de água e de saneamento nas freguesias de Carregosa e Pindelo. A nova ETAR recolherá as águas residuais de Carregosa, Pindelo e uma parte de Fajões.
A localização apontada para a construção da nova estação de tratamento de águas residuais é na Rua do Assentadinho, junto ao rio.
O aviso de candidatura para este investimento está aberto até ao final deste ano, e o projeto de execução está praticamente terminado, só falta apenas… a aquisição do terreno. A autarquia ainda está a negociar a sua aquisição, e está ainda dependente de todos os pareceres técnicos dos organismos públicos, como, por exemplo, da APA, que dão luz verde para a efetividade do negócio.
Joaquim Jorge que tem sublinhado e acautelado das duas vezes que já falou sobre o assunto que a nova ETAR será construída previsivelmente em Pindelo, garante ao azeméis.net que será nesta zona que infraestrutura nascerá.
“O negócio de aquisição do terreno ainda não está concluído, e estamos dependentes das aprovações, mas se não for no local que está indicado, será muito perto, mas sempre dentro da freguesia de Pindelo”, afirma Joaquim Jorge.
Sexta ETAR pensada para Loureiro
Será a questão do terreno que poderá fazer derrapar o prazo para o lançamento da obra a concurso, previsto para o primeiro trimestre de 2025. No encontro com a comunicação social, quando anunciou a construção da nova ETAR, Joaquim Jorge avançou que a construção de novas estações de tratamento de águas residuais não ficaria por aqui, sendo necessário mais.
Nos planos da autarquia após a construção da nova ETAR de Pindelo, avança fonte municipal, está a construção de uma nova infraestrutura no sul do concelho para servir as freguesias de Loureiro e Palmaz. Nos últimos anos têm sido recorrente a informação de que o investimento será feito na freguesia de Loureiro.
2 respostas
Loureiro : muito bem para uma freguesia que está constantemente a receber mais habitantes !
Agora qual é o plano de desenvolvimento, prazos para canalizar às ruas e métodos ?
Rasgar sabem fazer, mas deixar como estava é outra coisa…
Jc costa
Das duas uma, ou a notícia não tem fundamento ou as fontes andam a ziguezaguear…
Na vigência do atual executivo camarário já foi avançada a construção de uma ETAR em Loureiro e a possibilidade de uma solução nas infraestruturas da SIMRIA através de um acordo a firmar.
Seja como for, em nenhuma das soluções foi falada a inclusão de Palmaz. Aliás não se compreende como se põe Palmaz a desaguar efluentes em Loureiro (ou vice-versa) atravessando o Pinheiro da Bemposta (que está no meio e tem uma ETAR acabada de inaugurar). Uma ETAR em Loureiro, quando muito, podia servir também S. Martinho da Gândara.
Esclareçam-se estas notícias e descubra-se a melhor solução para o atual problem mais grave de saneamento no concelho – Loureiro.