Em 2017 o PS apoiou a lista independente de Armindo Nunes, que já tinha sido candidato em 2013 pelos socialistas. à presidência da União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz. Nas próximas eleições autárquicas tudo indica que o partido não apresentará nenhuma candidatura para disputar a liderança da União de Freguesias liderada atualmente por Susana Mortágua, que foi eleita pelo CDS-PP há quatro anos, e que já anunciou ser recandidata ao cargo como independente.
A informação de que o PS não irá disputar a liderança da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, no dia 26 de setembro foi avançada ao Azeméis.Net por fonte ligada ao partido. Confrontado com esta informação, o presidente da Comissão Política do PS, Bruno Aragão, respondeu apenas que a solução encontrada para a referida União de Freguesias iria ser divulgada em breve.
A apresentação de Constança Melo à Junta de Freguesia de Carregosa na noite de ontem, domingo, dia 18 de julho, poderá ter sido a última candidatura do PS, uma vez que já se sabe que o partido irá declarar apoio ao independente Augusto Moreira na recandidatura à Junta de Freguesia de Cesar, e que quanto à União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, a opção poderá passar por apoiar a candidatura de Susana Mortágua.
Para já, ainda não se sabe se este apoio será direto ou indireto. “Se se confirmar o facto de o PS não apresentar candidatura já é um sinal de apoio a Susana Mortágua”, considera uma fonte contactada pelo Azeméis.Net conhecedora do ambiente político das freguesias do Pinheiro da Bemposta e Palmaz, acrescentado que se o apoio do PS for declarado “poderá criar algum mal-estar em alguns elementos do PS ligado as freguesias do Pinheiro da Bemposta e de Travanca que tinham vontade de que o partido voltasse a liderar esta União de Freguesias”.
Susana Mortágua, a surpresa de 2017
O Partido Socialista chegou à liderança da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta em 2009, venceu em 2013 a União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, com a candidatura de Armindo Nunes, e em 2017 o autarca voltou a candidatar-se, mas como Independente angariando o apoio do PS e do PSD. O resultado final acabou por ser surpreendente.
“O PSD acordou o apoio a Armindo Nunes com a condição dele não declarar apoio a nenhum candidato à Câmara Municipal. Já em campanha acabou por declarar apoio a Joaquim Jorge, e a estrutura do PSD, que não tinha decidido não apresentar candidato à União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, incentivou no voto em Susana Mortágua, e quando nada o fazia prever foi a Susana Mortágua que ganhou as eleições”, recorda fonte social-democrata ao Azeméis.Net.